Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Proext apresenta projeto de internacionalização do município para prefeita de Uberaba
Cooperação

Publicado: Quinta, 16 de Setembro de 2021, 15h26

Na tarde da última quarta-feira, dia 15 de setembro, no Gabinete da Prefeitura de Uberaba, às 17h, gestores da Pró-Reitoria de Extensão Universitária – Proext da UFTM apresentaram projeto de Internacionalização do município à prefeita de Uberaba, Elisa Araújo. Além da prefeita, participaram o professor Fabrício Anibal Corradini, pró-reitor de Extensão Universitária da UFTM; professora Luciana Colucci, diretora do Departamento de Desenvolvimento Extensionista; Paula Cusinato, diretora do Departamento de Desenvolvimento Cultural; a diretora de Turismo, Feiras e Eventos de Uberaba , Maria Aparecida Basílio; e o assessor de Assuntos Regionais, Caio Presotto.

O projeto de internacionalização do município de Uberaba foi apresentado com  o seu objetivo de acolhimento ao estrangeiro com foco nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, buscando a promoção de uma política de paz no território de Uberaba, que tem um enorme potencial turístico e procura ampliar seu alcance com o reconhecimento do território como um geoparque da Unesco.

Segundo a equipe participante, no entanto, a cidade já recebe muitos estrangeiros devido ao turismo de negócios que já acontece por causa do agronegócio. A proposta vai além de ser uma cidade bilíngue, mas em implementar padrões internacionais para um melhor acolhimento do visitante, que passa por segurança, saúde, transporte, acessibilidade, revitalização arquitetônica e urbana, transformando Uberaba em uma cidade inteligente, educada e próspera.

A UFTM entrará com sua expertise na promoção de ensino de idiomas para a comunidade, como também nas relações internacionais que mantêm com outros países, além de programas de acolhimento que já são desenvolvidos, entre outros. Conforme estabelecido, a primeira etapa do trabalho será a apresentação do projeto aos secretários da Prefeitura de Uberaba e, em seguida, a criação de um grupo para dar andamento nas ações, com reuniões preliminares com áreas de interesse. Ainda será firmado um convênio entre as instituições, reconhecendo a relevância do projeto, mais uma parceria entre a UFTM e Prefeitura com a finalidade de transformar a qualidade de vida do uberabense.

* Com informações da Proext.

Fotos: Divulgação/Proext