Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Discentes de Engenharia Mecânica da UFTM realizarão intercâmbio na França

Discentes de Engenharia Mecânica da UFTM realizarão intercâmbio na França

Publicado: Sexta, 10 de Setembro de 2021, 11h18

Discentes do curso de Engenharia Mecânica da UFTM irão cursar a partir deste mês estudos em universidades francesas. A oportunidade é oferecida por meio do Projeto Brafitec, uma inciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes e da Conferência dos Diretores das Escolas Francesas de Engenharias - CDEFI.

O curso de Engenharia Mecânica possui vínculo com o Projeto Brafitec desde 2014, o que já contribuiu para que vários alunos do curso tivessem a oportunidade de realizar intercâmbio acadêmico na França. Devido à pandemia em 2020, não foi possível o envio de alunos para realizar intercâmbio, mas neste ano quatro alunos foram contemplados com bolsas de estudos oferecidas pela Capes. O processo de seleção dos alunos ocorreu ainda durante o primeiro semestre de 2020, por meio de edital da Assessoria de Cooperação Internacional – ACI da UFTM.

O Programa Brafitec tem por objetivo possibilitar aos alunos do curso de graduação em Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Triângulo Mineiro a oportunidade de mobilidade internacional, por um período de dois semestres acadêmicos, em instituições de ensino superior francesas, com as quais a UFTM mantém acordos de cooperação. São elas: École Nationale Supérieure de Techniques Avancées Bretagne - ENSTA Bretagne; École Nationale Supérieure D’Ingénieurs en Informatique, Automatique, Mecánique, Énergétique et Électronique – Ensiame UVHC; École Nationale Supérieure de Mécanique et des Microtechniques - ENSMM-UB; École Nationale Supérieure de Céramique Industrielle – ENSCI ; Institut Supérieure de Mécanique de Paris - SUPMÉCA Paris; École Nationale Supérieure d'Électronique, Informatique, Télécommunications, Mathématique et Mécanique de Bordeaux - ENSEIRB-MATMECA; e Bordeaux INP.

O coordenador do Brafitec na UFTM, professor Vitor Tomaz Guimarães, destaca que essa é sem dúvida uma excelente oportunidade que os alunos têm para enriquecer sua formação acadêmica e cultural. “Além de estudarem em prestigiadas universidades francesas, eles têm ainda a oportunidade de realizarem estágios supervisionado em empresas francesas e ainda obterem a dupla diplomação, desde que completados um período de 24 meses na França, entre estudos e estágio”, observa professor Vitor.

Há ainda iniciativas de internacionalização nos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia de Alimentos da UFTM. O professor Arnaldo José Pereira Rosentino Júnior é o coordenador do Projeto Brafitec no curso de Engenharia  Elétrica. No curso de Engenharia de Alimentos, a professora Emiliane Naves coordena o Projeto Brafagri, que também oferece bolsas de estudos para que os alunos estudem e realizem o dupla diplomação em universidades francesas.

Mais informações:

E-mail/coordenação BRAFAGRI Eng de Alimentos – professora Emiliane Naves: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

E-mail/coordenação BRAFITEC Eng Mecânica – professor Vitor Tomaz Guimarães Naves: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

E-mail/coordenação BRAFITEC Eng Elétrica – professor Arnaldo José Pereira Rosentino Júnior: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.