Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > UFTM participa de publicação de artigo sobre descoberta de nova espécie de crocodilo fóssil
Início do conteúdo da página
Peirópolis

UFTM participa de publicação de artigo sobre descoberta de nova espécie de crocodilo fóssil

Publicado: Quarta, 08 de Setembro de 2021, 09h20

 Um novo gênero e espécie de um pequeno crocodiliforme do Período Cretáceo Superior (aproximadamente 80 milhões de anos), batizado de Eptalofosuchus viridi, acaba de ser descrito em trabalho, com participação da UFTM, publicado no periódico científico internacional Cretaceous Research, um dos mais importantes da área de geociências. Fizeram parte deste trabalho os pesquisadores Thiago Marinho e Luiz Carlos Borges Ribeiro, da UFTM; Agustín Martinelli, do Museo Argentino de Ciencias Naturales “Bernardino Rivadavia” (Buenos Aires, Argentina); Fabiano Iori, do Museu de Paleontologia “Pedro Candolo” em Uchôa (SP); Giorgio Basilici e Marcus Vinícius Soares, da Unicamp e André Marconato, da USP.

O fóssil foi descoberto em 1966 e, desde então, esteve guardado na coleção do Museu de Ciências da Terra (MCT), do Serviço Geológico do Brasil, Rio de Janeiro. O novo gênero e espécie habitou o que hoje é Uberaba (MG). “Esta é a primeira espécie fóssil descrita para a unidade geológica chama de Formação Uberaba, cuja ocorrência se dá principalmente abaixo da malha urbana do município homônimo”, explicou Thiago Marinho.

Este pequeno animal com cerca 40 centímetros de comprimento era onívoro (se alimentava de plantas e pequenos animais) e conviveu com dinossauros herbívoros gigantes, como os titanossauros, grandes dinossauros predadores como os megaraptores e pelo menos outras duas espécies de crocodilos, de hábitos carnívoros. O nome faz alusão ao apelido de Uberaba, “a cidade das sete colinas”, e a típica coloração esverdeada da Formação Uberaba.

A descoberta

O fóssil foi descoberto na escavação de um poço em um posto de gasolina na zona sul da cidade, às margens da BR-050. O material foi entregue à equipe do então Departamento Nacional de Produção Mineral, DNPM (atualmente, Agência Nacional de Mineração), baseada no bairro rural de Peirópolis, Uberaba. No mesmo ano, o paleontólogo do DNPM, Llewellyn Ivor Price recebeu o material ainda emerso em rocha, e a partir daí veio fazer parte do acervo do Museu de Ciências da Terra, no Rio de Janeiro.

Em 2016, os paleontólogos Thiago Marinho, do Centro de Pesquisas Paleontológicas “Llewellyn Ivor Price” da Universidade Federal do Triângulo Mineiro e Agustín Martinelli, do Museo Argentino de Ciencias Naturales “Bernardino Rivadavia” (Buenos Aires, Argentina), em visita ao MCT, identificaram o pequeno bloco de rocha esverdeada contendo o fóssil. Sob empréstimo, o material foi levado à Uberaba e, em seguida, preparado pelo paleontólogo Fabiano Iori, do Museu de Paleontologia “Pedro Candolo” em Uchôa (SP). Nesta etapa, verificou-se que o material se tratava de um fragmento de mandíbula de um pequeno crocodilo com alguns dentes preservados, que ainda não tinha registro nesta formação geológica.

Fósseis abaixo da cidade

Apesar de fósseis da Formação Uberaba serem conhecidos há mais de 70 anos, esta é a primeira vez que uma nova espécie pode ser descrita para esta unidade geológica. Um dos fatores que dificulta a coleta de fósseis nestas rochas se deve ao fato de que a área principal de ocorrência está exatamente abaixo da malha urbana da cidade. Não é raro que escavações para a construção civil e aberturas de poços se deparem com fósseis, como foi o caso desta descoberta. Segundo Thiago Marinho, a divulgação destes resultados é fundamental para o futuro das pesquisas paleontológicas em Uberaba, “uma vez que a população toma ciência das ocorrências de fósseis, certamente os olhares para as rochas estarão mais atentos e é aí que novas descobertas surgirão”.

Acesse o trabalho publicado: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0195667121002482

 

Fotos: Thiago Marinho

Arte: Júlia d'Oliveira

 

0
0
0
s2sdefault
Fim do conteúdo da página