Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Reunião Anual de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas e Leishmanioses iniciou atividades
Pesquisa e extensão

Publicado: Terça, 17 de Agosto de 2021, 15h16

Nos dias 13 e 14 de agosto ocorreram as Oficinas Virtuais ChagasLeish 2021, como parte da  reunião satélite ChagasLeish, que terá ainda segundo momento, em outubro de 2021, agregado ao Congresso de Medicina Tropical (MedTrop). Devido à pandemia da Covid-19, foi dividida em dois momentos.

As Oficinas Virtuais ChagasLeish 2021 foram coordenadas pela professora Luciana de Almeida Teixeira, do Instituto de Ciências da Saúde - ICS. Com apoio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior  - Capes, o evento teve como enfoque principal a inter-relação entre pesquisa, tecnologias e serviço na busca de soluções para o controle de doenças endêmicas. As inscrições efetivadas totalizaram em 2.255 ouvintes e 115 convidados. Contou ainda com a colaboração de uma comissão organizadora, constituída pelos professores e pesquisadores Marcos Vinicius da Silva, Mario León Silva Vergara, Dalmo Correia Filho, Fernanda Helmo, César Gómez Hernández, Priscilla Elias Ferreira da Silva e Julia Vilela.

Professora Luciana de Almeida Teixeira - coordenadora das Oficinas Virtuais ChagasLeish 2021 - (*)

As oficinas foram compostas por dois eixos: Doença de Chagas e Leishmanioses, totalizando seis salas virtuais. No eixo Leishmanioses houve quatro oficinas com objetivos específicos: 1) Acesso ao diagnóstico e tratamento de Leishmaniose Tegumentar Americana; 2) Desenvolvimento de ações para o aprimoramento da gestão da informação sobre a Leishmaniose Visceral; 3) Estratégias terapêuticas e vacinas na Leishmaniose Visceral canina e suas influências na letalidade da doença humana; 4) Lacunas na vigilância entomológica: sistema de informação e controle de vetores da Leishmaniose Visceral. No eixo Doença de Chagas, ocorreram duas oficinas: 1) Vigilância do óbito para Doença de Chagas no Brasil; 2) Papel das três instâncias do SUS na vigilância e controle de Triatomíneos.

Na solenidade de abertura, estiveram presentes representantes da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), professora Luciana de Almeida Silva Teixeira e o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Carlo José Freire de Oliveira; representante do Ministério da Saúde, pesquisador Marcelo Wada; e o representante da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, professor Dalmo Correia Filho. Além disso, nas sessões de abertura e encerramento, houve apresentações culturais.

Segundo os organizadores, cada oficina virtual contou com a participação de renomados professores e pesquisadores que trabalham com os eixos temáticos Chagas e Leishmanioses em diferentes estados do Brasil e representantes do Ministério da Saúde que, juntos, após intensas discussões e levantamentos, propuseram ações para o enfrentamento dessas importantes doenças. Todas as moções foram apresentadas na sessão de encerramento com vistas à aprovação dos participantes que estavam presentes naquele momento. Os encaminhamentos passarão por ajustes nas instâncias do Ministério da Saúde e, posteriormente, esses documentos gerados serão publicados no formato de e-book, consolidando todas as oficinas virtuais

O  evento ChagasLeish teve sua criação em 1984, recebendo o nome na época de “Reunião Anual de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas” e agregando, mais tarde, em 1996, a “Reunião Anual de Pesquisa Aplicada em Leishmanioses”, abarcando, dentre seus objetivos principais, a possibilidade de aumentar a interlocução da comunidade científica com as secretarias de vigilância em doenças de Chagas e Leishmanioses do Ministério da Saúde; a promoção do intercâmbio técnico-científico entre profissionais de saúde e pesquisadores dessas doenças; e aproximação dos profissionais das áreas de desenvolvimento tecnológico estratégico aos profissionais das áreas básica e aplicada, visando uma perspectiva prática na solução dos problemas clínicos e sociais advindos dessas endemias.

Professor Aluizio Rosa Prata, honoris causa pela UFTM, homenageado na Oficina Virtual 5 - (*)

O público-alvo do evento foram pesquisadores e profissionais das áreas da Saúde; docentes das áreas que trabalham com as temáticas Doença de Chagas e Leishmanioses; alunos de cursos de pós-graduação lato e stricto sensu; graduandos dos cursos da área da saúde; alunos de graduação/iniciação científica de todas as áreas.

As transmissões do evento estão disponibilizadas no link: https://chagasleishvirtual2021.com.br/transmissao/ podendo ser acessadas a qualquer momento.

Arte e Foto (*): Priscilla Elias, comissão organizadora.