Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Empresas Juniores e Proace iniciam campanha de apoio a alunos em vulnerabilidade
Assistência Estudantil

Publicado: Quinta, 20 de Maio de 2021, 10h18

Preocupada com alunos em situação de vulnerabilidade social da UFTM durante a pandemia, que não são abrangidos pelas regras do auxílio financeiro e principalmente aqueles que moram fora de Uberaba, a Pró-reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (Proace) convidou as Empresas Juniores, por meio do Núcleo de Empreendedorismo (Nuemp) e Agência UFTM de Inovação para criarem uma rede de apoio a esses discentes. O projeto social “EJs Solidárias” abraçou a nova campanha.

O projeto social

O projeto social “EJs Solidárias” foi criado em julho de 2020 por 14 Empresas Juniores vinculadas à UFTM. A partir da atual parceria com a Proace, o projeto desenvolveu um site para ajudar famílias de alunos da UFTM em situação de vulnerabilidade que não residem em Uberaba, por meio de contribuições financeiras. Todo o recurso arrecadado será revertido para pagamento de cestas básicas para essas famílias. “Sendo assim, é necessário o mapeamento de fornecedores com os preços mais acessíveis e que, assim, possam ser a fonte de obtenção das cestas básicas”, explicou o discente Lucas Morato, integrante da empresa júnior Mectria.

A Proace tem feito o levantamento dos nomes de todos os alunos que necessitam de assistência, com o apoio da representação estudantil, o que facilitará para as empresas juniores o contato para ajudar os alunos e suas famílias em suas respectivas cidades.

Como doar

Para realizar uma doação, o interessado deve acessar o site das EJs e verificar as formas para contribuir. De acordo com o valor doado, as EJs oferecem em contrapartida recompensas, como e-books e cartilhas para quem contribuiu.

Site do projeto: https://ejssolidarias.ejeet.com.br/

Instagram do projeto: https://instagram.com/ejs.solidarias?utm_medium=copy_link

Transparência

Para que a campanha tenha noções de sucesso claras e objetivas, além das metas de arrecadação monetária e de alimentos, a equipe financeira realizará periodicamente um balancete do valor atual arrecadado. “Assim, é possível tangibilizar o progresso da campanha e criar planos de ações assertivos, para que ao final do período consigamos atingir nossas metas e impactar positivamente os alunos da UFTM que se encontram em vulnerabilidade social. Além disso, ao término da campanha, realizaremos informativos de transparência sobre os valores doados nos meios de comunicação disponíveis”, ressaltou o professor Arnaldo Rosentino, coordenador do NuEmp.

A Agência UFTM de Inovação elaborou termos de uso e outras ferramentas que permitem vistoriar as operações financeiras realizadas, cujos dados estarão guardados por cinco anos para efeito de auditoria.

Ações em Uberaba

Além da parceria com projeto “EJs Solidárias”, a Proace realiza ações para arrecadar cestas básicas que são doadas para alunos em situação de vulnerabilidade social residentes em Uberaba. A Pró-reitoria conta com o apoio do Diretório Central dos Estudantes, dos Centros Acadêmicos, dos Institutos, dos Cursos e inclusive de docentes e outros servidores da instituição.