Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Participantes do Enem 2021 já podem solicitar pedido de isenção
Enem 2021

Participantes do Enem 2021 já podem solicitar pedido de isenção

Publicado: Segunda, 17 de Maio de 2021, 15h42

Os interessados em fazer o Exame Nacional do Ensino Médio  - Enem 2021 com direito à isenção da taxa de inscrição já podem acessar a Página do Participante para realizar a solicitação. O sistema foi liberado nesta segunda-feira, 17 de maio, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira  - Inep. É importante ressaltar que o participante que adquiriu isenção para o Enem 2020 e não compareceu aos dois dias de prova deve justificar a ausência no sistema. O prazo para os dois procedimentos encerra em 28 de maio.

O Inep lembra que o benefício da isenção da taxa não garante a inscrição. Os interessados em realizar o Enem 2021, que têm direito ou não, deverão realizar a inscrição na Página do Participante, no período estabelecido em edital específico, ainda a ser publicado.

Para solicitar a isenção da taxa de inscrição para o Enem 2021 ou justificar a ausência no Enem 2020, os participantes deverão informar número do CPF, data de nascimento, endereço de e-mail e número de telefone válidos, além de seguir os seguintes requisitos: estar cursando a última série do ensino médio no ano de 2021, em qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública; ter cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou ser bolsista integral na rede privada, além de ter renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio; ou declarar situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), desde que informe o seu Número de Identificação Social (NIS) único e válido.

Listas de documentos exigidos para os procedimentos de justificativa de ausência na edição de 2020 do Enem e de solicitação de isenção da taxa de inscrição para a edição 2021 constam no edital. Aqueles que não tiverem o pedido de isenção aceito poderão se inscrever normalmente para o exame, pagando a taxa de inscrição, quando for o momento.

Confira o edital para solicitação de isenção do Enem 2021 e justificativa de ausência no Enem 2020

Acesse a Página do Participante

Fonte: Inep (matéria completa)