Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Bolsista de Iniciação Científica Jr. da UFTM apresentará pesquisa em evento de Física
Iniciação Científica

Publicado: Segunda, 17 de Maio de 2021, 10h15

A pesquisa de Iniciação Científica Júnior "Mulheres na ciência: análise de uma coleção de livros didáticos de Física do Ensino Médio" foi aprovada para apresentação no Simpósio Nacional de Ensino de Física  - SNEF, um dos principais eventos da área de Ensino de Física no Brasil. Quem apresentará será aluna de Iniciação Científica Júnior da UFTM, bolsista do CNPq, Yasmin Roberta de Oliveira, aluna do Ensino Médio da Escola Estadual Francisco Cândido Xavier, orientada pela professora Danielle Aparecida Reis Leite, docente do Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação - Icene, em parceria com a professora Sabrina Alves, da disciplina de Física da escola.

O Simpósio Nacional de Ensino de Física  - SNEF é um evento bienal promovido pela Sociedade Brasileira de Física  - SBF. O XXIV SNEF, organizado pela Universidade Federal do ABC, será realizado de forma remota no período de 19 a 30 de julho de 2021, ocasião em que a discente Yasmin demonstrará os resultados obtidos com o desenvolvimento de sua pesquisa de Iniciação Científica Jr.

A pesquisa

Uma das etapas da pesquisa desenvolvida consistiu na análise da coleção de livros didáticos “Física em Contexto”, de Maurício Pietrocola e colaboradores, adotada em uma escola pública de Uberaba MG. A pesquisa visou identificar as cientistas citadas nessas obras e promover reflexões a respeito.

Segundo a professora Danielle Leite, analisando a trajetória das mulheres do ponto de vista histórico e social, depara-se com um problema estrutural criado a partir de estereótipos de gênero, o que inibe a presença feminina em diferentes espaços. Na ciência, por exemplo, esse cenário é evidenciado pela disparidade entre o número de homens e mulheres que seguem a carreira científica. Por isso, a presença e a contribuição das mulheres para a ciência é um assunto recorrente na comunidade acadêmica e incentiva o desenvolvimento de diferentes investigações. Embora seja um espaço propício para a desconstrução desses estereótipos de gênero, as discussões sobre as contribuições femininas para a ciência ainda estão pouco presentes no ambiente escolar. Com o intuito de abordar e problematizar esse tema na Educação Básica, está sendo desenvolvida esta pesquisa de Iniciação Científica Júnior.

O Simpósio Nacional de Ensino de Física -SNEF é voltado para estudantes da educação básica, graduação e pós-graduação e para professores desses níveis de ensino.

Para mais informações, conheça/acesse o site do Simpósio Nacional de Ensino de Física  - SNEF