Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Pesquisas da UFTM dão vida a robôs

Pesquisas da UFTM dão vida a robôs

Publicado: Sexta, 14 de Maio de 2021, 09h22

robô

Duas pesquisas desenvolvidas na UFTM dão vidas a robôs com o objetivo de popularizar a ciência e tecnologia, além de desenvolver técnicas de visão computacional e Inteligência Artificial aplicadas à robótica.

O primeiro projeto de pesquisa foi aprovado no CNPq, na Chamada da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do MCTIC, intitulada “Tecnologias Inteligentes na formação educacional”, coordenada pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UFTM, professor Carlo José Freire de Oliveira e recebe contribuição de diferentes professores com projetos próprios relacionados ao tema. O segundo projeto de pesquisa foi registrado na PROPPG, intitulado “Desenvolvimento de uma prótese mioelétrica de baixo custo” e coordenado pelo professor Vinicius Abrão S. Marques, do Departamento de Engenharia Mecânica. “Os trabalhos se baseiam em tecnologias já criadas e aplicadas nos projetos, sendo o ineditismo baseado em aplicá-los para resolver nossos próprios problemas”, explicou o professor Vinícius.

Os projetos de pesquisa

A robótica está cada dia mais presente em nossas vidas através dos aplicativos de celular, em sistemas com Inteligência Artificial em nossos veículos, nos eletrodomésticos e em equipamentos utilizados nas áreas médica e de fisioterapia. No Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, um grupo de pesquisa têm dado vida a alguns desses robôs. Algumas das aplicações que ganhou destaque recentemente são os protótipos de veículos autônomos e os braços robóticos controlados por sinais de EEG (eletroencefalograma, que registra atividade elétrica do cérebro e EMG (eletromiografia que monitora a atividade elétrica dos nervos e músculos).

movimento do robô por eletromiograma

Um protótipo recém construído se assemelha aos robôs espaciais enviados para a exploração de Marte. Neste robô são encontrados sensores que detectam a presença de obstáculos a sua volta, câmeras de alta qualidade que criam mapas virtuais dos ambientes e ainda uma garra que permite de maneira totalmente remota e autônoma pegar e transportar objetos que estejam próximos ao robô. Com sua Inteligência Artificial é possível que o robô ande sozinho, sem colidir com as pessoas e obstáculos a sua volta. Robôs como esse já são empregados em outros países também para a manipulação de materiais em laboratórios químicos, na área de segurança para a inspeção de objetos possivelmente explosivos e no auxílio de atividades domésticas.

O professor Vinicius afirma que o que há de mais recente no mundo da tecnologia e dos carros autônomos tem sido pesquisado e testado nos laboratórios da Universidade. “Com o surgimento de veículos autônomos aplicados desde o transporte de passageiros até à entrega de produtos é fundamental o desenvolvimento nacional de tecnologias nessa área”, destaca.

Imagens: Departamento de Engenharia Mecânica/ UFTM