Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Fapemig completa 35 anos
Início do conteúdo da página

Fapemig completa 35 anos

Publicado: Sexta, 14 de Maio de 2021, 08h10

 No próximo dia 20 de maio, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – Fapemig completará 35 anos de existência. Estão previstas diversas atividades. No próprio dia 20, às 15h, será realizada solenidade com a presença de gestores, pesquisadores e representantes de instituições diversas. Na ocasião, serão lançadas quatro novas chamadas públicas, que somam um investimento previsto de R$14 milhões. A solenidade será transmitida pelo Canal da FAPEMIG no YouTube.

Ainda no fluxo das comemorações dos 35 anos da Fundação, estão sendo organizados encontros com parceiros, oportunidades para discutir contribuições e desafios que permanecem às instituições que trabalham com CT&I. O primeiro já está agendado: acontecerá em 26 de maio, das 9h às 12h, e destacará as fundações de apoio, também conhecidas como instituições gestoras. 

Pesquisa
A Fapemig tem como missão induzir e fomentar a pesquisa e a inovação científica e tecnológica para o desenvolvimento do estado de Minas Gerais. Em 35 anos de existência, a Fundação tornou-se uma das maiores agências estaduais de fomento à pesquisa do Brasil, contribuindo para o desenvolvimento da ciência e inovação no país. 

Entre 2010 e 2020, por exemplo, mais de 26 mil projetos foram contratados, um montante de R$1,7 bilhão. Os projetos atenderam a chamadas em diversas áreas que passam por ciências da saúde, exatas, humanas, engenharias ou programas para startups. Destaca-se também o papel de indução realizado pela Fapemig, que lançou chamadas específicas e emergenciais para atender a demandas apresentadas pela sociedade, dentre elas, duas chamadas lançadas em 2018 relacionadas aos desastres provocados pelo rompimento de barragens e outras duas oportunidades em 2020, relacionadas ao enfrentamento da pandemia de covid-19. 

No que tange ao  Programa Emergencial de Apoio a Ações de Enfrentamento da Pandemia causada pelo novo Coronavírus (chamada 01/2020), o objetivo foi fortalecer ações inovadoras nas instituições científicas, tecnológicas e de inovação públicas, localizadas no estado de Minas Gerais. A chamada buscou estimular a cooperação entre pesquisadores e órgãos de pesquisa, apoiando ações voltadas ao enfrentamento e mitigação dos danos causados pela covid-19.

Fonte: Fapemig (para mais informações, acesse a matéria completa)

0
0
0
s2sdefault
registrado em:
Fim do conteúdo da página