Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Inscrições abertas para a “II Roda de Conversa sobre Cooperação Acadêmica Brasil-África”
Internacionalização

Publicado: Quinta, 13 de Maio de 2021, 15h55

Com o objetivo de promover debates de temáticas que, direta ou indiretamente, estejam relacionadas à produção de conhecimento no eixo Sul-Sul como forma de possibilitar laços simétricos e solidários entre países do sul epistemológico, será realizada no dia 31 de maio a “II Roda de Conversa sobre Cooperação Acadêmica Brasil-África”.

O evento se iniciará às 8h30, horário de Brasília, com solenidade de abertura com a presença de convidados da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM, representando o Brasil, e convidados internacionais, representando os países Angola, Marrocos e Moçambique. Às 9h, haverá a mesa-redonda “Cooperação Internacional Sul-Sul: desafios e perspectivas”. A transmissão da solenidade de abertura e da mesa-redonda em seguida será pelo Canal do YouTube do Brasil África Cooperação Acadêmica Internacional.

No turno da tarde, das 13h30 às 15h30, haverá  Grupos de Trabalho (GT), via Google Meet, com link a ser disponibilizado, que trabalharão os temas: GT1: Formação de professores, questões étnico-raciais e interculturalidade;  GT2: Variação, diversidade linguística, ensino de língua; e GT3: Educação e saúde.

Segundo os organizadores, a estrutura dos grupos de trabalhos estará centrada na abordagem de perguntas relacionadas aos temas dos GT com envolvimento do público presente na sala virtual, com a participação coletiva dos inscritos em cada um dos temas. A proposta é que todos os participantes indiquem, a partir da temática principal que permeia cada grupo de trabalho, as principais potencialidades e desafios que se colocam no cenário social em que se inserem, apresentando um breve diagnóstico do contexto e, a partir de tal ação, construam em coletividade na roda de diálogo com os pares, possibilidades para o enfrentamento dos problemas levantados.

Coordenado pelo professor Danilo Seithi Kato, do Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação – Icene, o evento também foi organizado com a colaboração de cinco grupos de pesquisas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Brasil: Grupo de Estudos e Pesquisas em Análise do Discurso, Leitura e Escrita - GEPADLE, Grupo de Estudos e Pesquisas em Interculturalidade e Educação em Ciências – GEPIC, Grupo de Pesquisa em Estudos Variacionistas – GEVAR, Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Pobreza e Cidadania - NEPPC e Grupo de Pesquisa em Educação para as Profissões da Saúde - GPEPS.

O evento é voltado para pesquisadores das áreas em Educação; docentes das áreas que envolvem Educação e Saúde; profissionais da área de Educação; alunos de cursos de pós-graduação lato e stricto sensu (todas as áreas); graduandos dos cursos de licenciaturas (todas as áreas); e alunos de graduação/iniciação científica de todas as áreas.

Para participar, basta acessar o FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO e preencher completamente os campos disponibilizados.

Eventuais dúvidas poderão ser consultadas pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.