Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Observatório Covid-19 Uberaba apresenta dados sobre a taxa de positividade em Uberaba
Início do conteúdo da página
Observatório Covid-19

Observatório Covid-19 Uberaba apresenta dados sobre a taxa de positividade em Uberaba

Publicado: Quinta, 13 de Maio de 2021, 10h23

Observatório Covid-19 Uberaba, projeto de pesquisa da UFTM voltado para a análise técnica da evolução da Covid-19 no município, disponibilizou nesta quinta-feira, 13 de maio de 2021, novos dados para acompanhamento dos indicadores da pandemia.

A epidemia de Covid-19 tem sido acompanhada por indicadores baseados em casos e óbitos confirmados. De acordo com a equipe do Observatório, outra maneira eficaz e oportuna de monitorar a epidemia é calcular a proporção de notificações positivas no tempo, ou seja, a taxa de positividade. Dessa forma, a quantidade de casos é relativizada pelo número total de testes realizados. Em Uberaba, a taxa de positividade, segue acima de 40% conforme os dados do gráfico disponibilizado pelo Observatório.

 

“Uma positividade de 45% significa que a cada 100 pessoas que realizam o teste, 45 delas tem um resultado positivo. A alta positividade dos testes pode indicar um descontrole do processo epidêmico. De acordo com a OMS, uma taxa de positividade inferior a 5% é um indicador de que a epidemia está sob controle”, esclareceu a professora Michelli Maldonado, integrante do Observatório Covid-19 Uberaba.

Ainda conforme a professora, as informações sobre testagem são de extrema importância para avaliação da epidemia e possibilitam entender como a doença está se disseminando. Um planejamento de aplicação de testes adequado permite identificar os indivíduos infectados e, somado à estratégia de rastreio de contatos, pode ajudar na contenção da doença.

A partir desta quinta-feira o site do Observatório disponibilizará a informação desse indicador em tempo real. Segundo o Decreto 588/2021 as medidas restritivas estarão condicionadas a essa taxa. Se a taxa de positividade for superior ou igual a 40% a cidade entra na onda roxa (Decreto 378/2021). Se a taxa for superior ou igual a 30% e inferior a 40% passa valer o Decreto nº 481/2021. Caso contrário, caso a taxa seja inferior a 30% a cidade seguirá as diretrizes estaduais da denominada “onda vermelha” a que se refere o “Plano Minas Consciente”.

"De acordo com a tendência e evolução dos últimos sete dias da taxa de positividade da cidade de Uberaba, é provável que estaremos vivendo uma onda roxa na próxima semana", finalizou Michelli.  

O projeto Observatório Covid-19, integrado pelos professores da UFTM Ronaldo Junio de Oliveira, MariângelaTorreglosa e Michelli Maldonado Carretero de Oliveira, conta com a colaboração de discentes de iniciação científica e de pós-graduação da UFTM.

 

* A reprodução de matérias é autorizada, desde que contenha a assinatura 'C. Social/UFTM'.

0
0
0
s2sdefault
Fim do conteúdo da página