Curso de Enfermagem da UFTM estabelece parceria com município para auxiliar nas ações de enfrentamento da Covid-19
O curso de Enfermagem da UFTM iniciou na última semana de abril uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba para auxiliar nas ações de enfrentamento da pandemia de Covid-19. Alunos e docentes da Instituição estão colaborando com as equipes da Secretaria Municipal de Saúde em diversas Unidades Básicas de Saúde – UBS e Unidades Matriciais de Saúde - UMS em ações de vacinação contra a gripe, nos drives de vacinação contra a Covid-19 e nas atividades das equipes de Saúde da Família.
As ações são desenvolvidas com os discentes de estágio do nono período de Enfermagem da UFTM que desenvolvem o Estágio Curricular Supervisionado em Saúde Coletiva. A proposta é coordenada pela professora Fernanda Bonato Zuffi e conta com a colaboração dos docentes Lúcia Aparecida Ferreira, Álvaro da Silva Santos, Marina Pereira Rezende, Jurema Ribeiro Luiz Gonçalves e Bibiane Dias Miranda Parreira. Também participam os técnicos Fabiana Augusta Moreira Lopes e Delvane de Souza.
De acordo com a equipe responsável pela coordenação dos estágios, a proposta surgiu a partir de reuniões realizadas entre a Secretaria Municipal de Saúde, a Reitoria da UFTM e os cursos da área da saúde. A Secretaria Municipal solicitou aos cursos propostas para apoio nas ações de enfrentamento. Até o momento foram iniciadas as atividades envolvendo o curso de Enfermagem.
As ações realizadas pelo curso de Enfermagem da UFTM envolvem a participação dos discentes do curso na organização das filas e conferência dos documentos e cartão de vacina nos locais de vacinação, acompanhamento, aplicação da vacina e acolhimento da comunidade por meio de projeto de extensão universitária. As equipes estão auxiliando nas seguintes unidades: UMS Abadia, UMS Maria Tereza de Freitas, UBS Rosa Maria, UBS Conceição Ferreira, UBS Jacob José Pinto, UMS Álvaro Guaritá, UMS Valdemar Hial e drives de vacinação. O cronograma de ações está previsto até o mês de julho.
Fotos: Divulgação/ Curso de Enfermagem da UFTM
Redes Sociais