Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Inscrições abertas para bolsas de mobilidade acadêmica na França para alunos de Engenharia de Alimentos (RETIFICADA E ATUALIZADA)
Internacionalização

Publicado: Sexta, 29 de Janeiro de 2021, 17h14

Estão abertas até o dia 18 de fevereiro de 2021, as inscrições de estudantes do cursos de graduação em Engenharia de Alimentos para o processo seletivo para bolsas do Programa CAPES-BRAFAGRI de mobilidade acadêmica internacional, no âmbito do projeto em vigência desenvolvido pela UFV-MG e pela UFTM-MG, que tem como parceiros as instituições francesas ENSAIA-UL (Nancy) ; AGROCAMPUS OUEST (Rennes e Angers) e AGROSPARISTECH (Paris) .

Os interessados em participar devem atender os seguintes pré-requisitos:

- o candidato deverá obrigatoriamente ter obtido nota igual ou superior a 600 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em exames realizados a partir do ano de 2013;

- estar regularmente matriculado, em 2020-1, na UFTM;

- ter cursado com aprovação, até 2020-1, não menos que 40% (ou seja CH ≥ 40%). Apresentar histórico escolar LEGAL, emitido pelo DRCA, constando Coeficiente de Rendimento Acadêmico e Carga Horária cursada;

- os candidatos selecionados devem comprovar nível mínimo de proficiência em língua francesa: B1 (definido pelo quadro europeu comum de referência para línguas) certificado por testes reconhecidos internacionalmente: Test de Connaissance du Français (obedecida validade estabelecida no documento de aprovação), TCF, TEF, DELF ou DALF;

- é vedada a indicação de bolsista que tenha sido agraciado anteriormente com bolsa de estudos no exterior, em nível de graduação, em função de programa ou projeto financiado por agência pública de fomento brasileira; acúmulo de bolsas com outras concedidas pela CAPES ou por quaisquer agências nacionais, salvo se norma superveniente dispuser em contrário.

O processo seletivo é realizado pela professora da UFTM,  Emiliane Andrade Araújo Naves. Os interessados que atenderem os pré-requisitos estabelecidos devem entrar em contato com a docente pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. e solicitar os demais documentos para se inscrever para o processo.

Mais informações:

Matéria atualizada em 03/02/2021