Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Mestrado profissional em Matemática está com inscrições abertas
pós-graduação

Mestrado profissional em Matemática está com inscrições abertas

Publicado: Terça, 24 de Novembro de 2020, 08h28

A Comissão Acadêmica Nacional do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - Profmat publicou edital para realização do Exame Nacional de Acesso para ingresso no Profmat em 2021.

O Profmat é um programa de mestrado semipresencial na área de Matemática, com oferta nacional. É formado por uma rede de Instituições de Ensino Superior, no contexto da Universidade Aberta do Brasil – UAB e Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior – Capes. É coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática  - SBM, com apoio do Instituto de Matemática Pura e Aplicada  - Impa.

As Instituições de Ensino Superior que integram a Rede Nacional do Profmat são denominadas Instituições Associadas. A UFTM é uma delas e oferecerá 18 vagas,  entre elas 16 vagas para  ampla concorrência e 2 vagas reservadas a ações afirmativas e deficientes físicos.

As inscrições serão de 19 de novembro até as 17h de 18 de dezembro de 2020, horário oficial de Brasília, por meio do site: http://www.profmat-sbm.org.br/ . Entre os dias 21 e 23 de dezembro de 2020, o candidato deverá imprimir o protocolo de inscrição na página de internet do Profmat.

No ato do preenchimento do formulário eletrônico de inscrição, o candidato deverá  informar os dados pessoais de identificação e de contato; informar os dados da sua formação acadêmica (graduação); informar os dados da sua atuação profissional; selecionar a Instituição Associada e o campus dessa Instituição onde pretende realizar o Exame Nacional de Acesso; atentar-se para as condições do pagamento do valor da taxa de inscrição, de R$ 76,00 (setenta e seis reais); e se atentar para demais  trâmites previstos no edital.

Poderão inscrever-se professores em exercício da docência de Matemática no ensino básico das redes pública e privada, portadores de diploma de curso de graduação reconhecido pelo Ministério da Educação, em qualquer área, respeitando-se as normas de cada Instituição Associada.

O resultado da revisão de nota e o resultado final do exame em cada Instituição Associada está previsto para o dia 26 de fevereiro de 2021.

Para obter mais informações sobre procedimentos complementares, prazos, normas, fases de avaliação, classificação, critérios e demais orientações, interessados deverão ler na íntegra o EDITAL nº 12/2020 e documentação relacionada.