Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Pesquisa aborda efeitos da equoterapia em idosos
Início do conteúdo da página
Pesquisa

Pesquisa aborda efeitos da equoterapia em idosos

Publicado: Quinta, 05 de Novembro de 2020, 14h05

Uma pesquisa desenvolvida na UFTM, no curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde – PPGCS, demonstrou que a equoterapia promoveu efeito positivo no sistema estomatognático de idosos. O sistema estomatognático é um conjunto de estruturas bucais e associadas que desenvolvem funções comuns com a participação da mandíbula, como a mastigação, sucção, deglutição, tosse, comunicação, paladar, entre outros. O resultado do trabalho foi publicado recentemente em uma revista científica internacional, a PLOS ONE.

De acordo com os pesquisadores, o objetivo do estudo foi avaliar as alterações na eficiência mastigatória em idosos entre 60 e 79 anos, após um atendimento de equoterapia. O estudo contou com a participação de 17  indivíduos e foi realizado nos anos de 2016 e 2017 pela egressa do mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde – PPGCS, Edneia Corrêa de Mello, orientada pela pesquisadora Ana Paula Espindula e coorientada pelo pesquisador Vicente de Paula Antunes Teixeira.

De acordo com os pesquisadores,  a equoterapia reduziu a atividade dos músculos masseteres e temporais em todas as tarefas mandibulares estáticas e dinâmicas, promovendo  efeito positivo no sistema estomatognático de idosos,  pois houve menor recrutamento de fibras musculares, ou seja, menos fibras musculares sendo ativadas para desempenhar a mesma função mastigatória após o atendimento. Os resultados sugerem que a a equoterapia promove uma redução na atividade mioelétrica dos músculos mastigatórios dos idosos.

Mais informações sobre os resultados da pesquisa:

http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/661

https://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0238036

0
0
0
s2sdefault
Fim do conteúdo da página