Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > UFTM está entre as instituições que mais pediram registros de software no Brasil em 2019
Inovação

Publicado: Quinta, 15 de Outubro de 2020, 13h46

A Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM foi uma das instituições que mais pediram registros de software no Brasil em 2019, conforme ranking elaborado pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial - INPI.

A UFTM consta no ranking nacional de registros de softwares em 47º lugar, com 10 pedidos. Alguns dos softwares que constam na lista são o Memorex, jogo para treinamento cognitivo, desenvolvido no laboratório do Núcleo de Avaliação Psicológica e Investigações em Saúde - NAPIS/UFTM,  e o LeishCare, aplicativo desenvolvido em uma parceria entre os programas de pós-graduação em Medicina Tropical e Infectologia e o Mestrado de Inovação Tecnológica para otimizar o diagnóstico precoce e manejo de indivíduos com leishmaniose visceral e tegumentar em áreas endêmicas.

De acordo com a coordenadora da Agência UFTM de Inovação, Camila Naves Arantes, a demanda por registros de softwares pela UFTM tem aumentado nos últimos anos. “O primeiro registro de software realizado pela UFTM foi em 2016, registrando-se apenas dois softwares nesse ano. A demanda gradualmente foi aumentando. A maioria dos softwares registrados são da área da saúde, gestão e engenharia, predominando-se a última. Muito embora sejam docentes, técnicos e alunos que desenvolveram esses softwares, predominam-se aqueles feitos como produto do Mestrado em Inovação Tecnológica. A UFTM não tem curso específico para a área de TI, computação, sistema da informação ou afins, então são números muito bons mas que, mesmo estando no ranking, devem ser melhorados. Os softwares são tecnologias acessíveis, pois independe de grandes maquinários ou laboratórios para serem realizados. Pretendemos estimular esse tipo de tecnologia”, destacou a coordenadora. Neste ano de 2020, seis softwares já foram registrados pelo Núcleo de Inovação Tecnológica da UFTM – NIT.

De acordo com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Carlo José Freire de Oliveira, "o desenvolvimento de softwares têm surgido como uma necessidade dos profissionais da UFTM em se adaptarem aos novos avanços do conhecimento e isso, independente da área, está ligado ao surgimento dessas novas tecnologias. Mais que isso, esses aplicativos se configuram como um grande aliado para a população visto que são soluções inteligentes que servem para melhorar e dar mais qualidade de vida aos seus usuários”.

A Agência UFTM de Inovação é o setor dentro da UFTM responsável pelos registros de propriedade intelectual. Caso algum pesquisador, técnico ou aluno  tenha desenvolvido um software ou produto que poderá gerar uma patente, deve entrar em contato com este setor.

Mais informações sobre registro de softwares consulte a página do  Núcleo de Inovação Tecnológica - UFTM

Assunto(s): Inovação , NIT.