Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Novas decisões sobre o coronavírus na UFTM

Novas decisões sobre o coronavírus na UFTM

Publicado: Segunda, 16 de Março de 2020, 17h41

A gestão  da UFTM realizou uma reunião nesta segunda-feira, 16 de março, para tratar sobre novas ações de prevenção e enfrentamento ao novo coronavírus – COVID-19. Foram definidos os membros que farão parte do Comitê Especial de Acompanhamento da situação do COVID-19 na UFTM. O comitê será composto por profissionais da área da saúde, representantes das áreas acadêmica e administrativa da UFTM e representantes do HC-UFTM. A lista será divulgada em breve no portal institucional.

Conforme já divulgado no último domingo, foram suspensas por tempo indeterminado as aulas e outras atividades curriculares presenciais dos cursos de ensino técnico, graduação, pós-graduação stricto-sensu, especialização e aperfeiçoamento da UFTM e eventos internos e externos que utilizem a estrutura física e de pessoal da UFTM, na sede e no Campus Universitário de Iturama, bem como as visitações ao Museu de Peirópolis. A UFTM ressalta que as decisões e medidas adotadas serão divulgadas via portal e canais oficiais da Instituição.

Na reunião foram discutidas ações, sobre as quais foram tomadas as seguintes decisões:

IMPLICAÇÕES NO CALENDÁRIO ACADÊMICO

A PROENS realizará reunião com os diretores dos institutos para avaliar os impactos da suspensão das aulas no calendário acadêmico e discutir alternativas para minimizá-los.

Do mesmo modo, a PROEXT realizará reunião no sentido de identificar os impactos nas atividades extensionistas, em especial na concessão das bolsas de extensão, bem como as possíveis medidas a serem adotadas para minimizá-los.

CONCURSOS E PROCESSOS SELETIVOS

A banca de concurso público prevista para 16 de março de 2020 terá suas atividades mantidas (Edital 41/2019-Disciplina 5), observando-se critérios de distanciamento físico e procedimentos de limpeza e higienização.

As etapas dos demais concursos e processos seletivos simplificados estão temporariamente suspensos.

RESTAURTANTE UNIVERSITÁRIO – RU

O funcionamento do restaurante universitário será suspenso por tempo indeterminado.

BANCAS DE PÓS-GRADUAÇÃO

Atividades acadêmicas como bancas de qualificação e defesas de pós-graduação serão mantidas, preferencialmente utilizando recursos de videoconferência, sem a presença de público, em locais arejados, respeitando-se distância de segurança e seguindo orientações de prevenção já disponibilizadas pelo Ministério da Saúde.

VIAGENS

As viagens de servidores e discentes, a serviço ou a estudo, estão suspensas, ficando casos considerados imprescindíveis sujeitos à análise e ao deferimento da chefia imediata ou, em último recurso, à análise do comitê. Em estância recursal final, caberá ao comitê a análise quanto à imprescindibilidade da viagem face ao risco de contaminação pelo COVID-19 e demais consequências à comunidade.

Viagens por motivação particular, sobretudo para áreas de risco, não são recomendadas. Caso ocorram, deverão ser informadas à chefia imediata.

SERVIDORES

A Pró-Reitoria de Recursos Humanos – PRORH publicará “Instrução de Serviços” orientando sobre os procedimentos para trabalho remoto e escala de trabalho para que as chefias imediatas determinem a logística a ser adotada conforme a natureza de cada setor. A PRORH reforça que serviços essenciais deverão ser mantidos.

Servidores que se encontrem em grupo de risco deverão minimizar o risco de exposição ao COVID-19, realizando trabalho remoto em recolhimento domiciliar. Fazem parte desse grupo:

• idosos com mais de 60 anos;
  • diabéticos;
  • gestantes ou lactantes;
  • asmáticos;
  • hipertensos;
  • portadores de insuficiência renal e/ou doença respiratória crônica;
  • cardiopatas;
  • imunossuprimidos em geral.

Membros da comunidade que tenham chegado de viagem de áreas de risco devem comunicar seu retorno a suas chefias e aguardar orientações. Servidores nessa situação deverão entrar em contato  com a Pró-Reitoria de Recursos Humanos pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  para obterem as informações necessárias e orientações quanto aos procedimentos da Instrução Normativa Nº 19, de 12 de março de 2020 e da Instrução Normativa Nº 20, de 13 de março de 2020.

MENORES-APRENDIZES

Menores-aprendizes serão dispensados de suas atividades temporariamente.

COMUNICAÇÃO - CORONAVÍRUS COVID-19

Dentro do portal da UFTM foi criada uma página onde serão publicadas informações sobre as ações de prevenção e enfrentamento ao coronavírus na UFTM, assim como deliberações e orientações do comitê.

Endereço: www.uftm.edu.br/coronavirus

O comitê chamou a atenção para o fato de que o período de quarentena deve ser de fato momento de recolhimento domiciliar e que é necessário o distanciamento social para combater efetivamente a propagação do vírus. O comitê ainda firmou a agenda de se reunir diariamente e, extraordinariamente, a qualquer momento, caso os acontecimentos assim justifiquem.

A pandemia exige de todos compromisso com a saúde pública e, por isso, cuidados individuais e coletivos devem ser observados. É importante a difusão de informações e orientações de forma correta para evitar a negligência.

Medidas preventivas - Aplicativo Coronavírus SUS

O Ministério da Saúde lançou um aplicativo para iOS e Android com informações sobre a doença, instruções para a população e mapa das unidades de saúde que podem fazer o atendimento em caso de suspeita. O aplicativo permite ainda tirar dúvidas sobre sintomas, prevenção e outras informações relevantes.  Acesse a página: https://www.gov.br/pt-br/apps/coronavirus-sus