Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > UFTM oferece curso de “Português do Brasil” para estrangeiros

UFTM oferece curso de “Português do Brasil” para estrangeiros

Publicado: Segunda, 09 de Março de 2020, 11h20

O  Núcleo de Línguas da UFTM está promovendo curso de “Português do Brasil para estrangeiros: língua e cultura”. As atividades do projeto são desenvolvidas na sala 311 do Centro Educacional, na Avenida Getúlio Guaritá, 159, Bairro Abadia. Atualmente, os encontros ocorrem às segundas, quartas e sextas-feiras, das 17h30 às 19h. O curso é gratuito, para maiores de 18 anos, voltado preferencialmente para imigrantes falantes de espanhol, inglês ou francês. As inscrições podem ser realizadas no Núcleo de Línguas.

A partir da segunda semana de março de 2020 haverá duas turmas, sendo ambas de nível básico. Os encontros serão às segundas e quintas-feiras, Turma I, das 17h30 às 19h, e Turma II, das 19h30 às 21h.

O curso tem como meta atender à população de refugiados, portadores de visto humanitário ou cidadãos de outros países que necessitam aprender, de modo urgente, o nível básico, o português para suas necessidades pessoais e de interação em contextos profissionais (vagas de emprego, matrícula escolar, atendimento no serviço público) dentre outras situações.

Na metodologia de ensino de português do Brasil como língua de acolhimento, o estrangeiro participa de atividades e mantém contato com variados gêneros textuais e, assim, é estimulado a interagir por meio de um repertório gramatical e temático da língua oficial do Brasil. Será propiciado, nessa ocasião, o conhecimento da cultura brasileira, com foco na região Sudeste e no estado de Minas Gerais. O objetivo geral do projeto é ensinar o português do Brasil na sua dimensão prática, de uso no dia a dia e em contextos sociais diversificados. Assim, as atividades são práticas, com material didático elaborado especificamente para o contexto do público-alvo com a finalidade de  garantir a inserção linguística em contextos sociais.

O curso também visa preparar os estudantes estrangeiros para o exame de Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros - Celpe-Bras, do qual a UFTM, sob coordenação da professora Juliana Bertucci Barbosa, é um polo aplicador. Os alunos também terão oportunidade de receberem orientações para se submeterem ao Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – Encceja, oferecido desde 2002 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – INEP, que tem como objetivo avaliar conhecimentos e competências.

O projeto está sob a coordenação dos professores Acir Mário Karwoski e Janaina Aguiar Mendes Galvão. Segundo eles, há ainda diversos voluntários internos e externos ao quadro da UFTM que se prontificaram a colaborar com o projeto. Atualmente há  12 alunos estrangeiros do Haiti, Venezuela, Equador e Peru frequentando o curso.

Mais informações:

Núcleo de Línguas (34) 3700 – 6800