Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Zebu Baja UFTM segue para mais uma competição
Competição

Zebu Baja UFTM segue para mais uma competição

Publicado: Quinta, 05 de Março de 2020, 14h00

A equipe Zebu Baja UFTM participará da 26ª Competição Nacional Baja SAE BRASIL, que será em São José dos Campos, SP, entre 11 e 15 de março. Estão inscritas 76 equipes de todo o território brasileiro. Os grupos são formados por alunos de universidades públicas ou particulares que são desafiados a construírem um veículo off-road para participar das competições.

A equipe foi criada e registrada em 2011, e a primeira participação em competições foi em agosto de 2012, na regional sudeste. Desde então, ela desenvolveu 5 protótipos e participou de 14 competições oficiais promovidas pela SAE Brasil, mostrando toda a capacidade da equipe em ser resiliente, superar obstáculos e buscar o melhor. De todas as competições, os resultados mais significativos foram o prêmio de "Melhor Espírito de Equipe" conquistado na Competição Nacional de 2017 e o primeiro lugar no projeto da eletrônica conquistado na Competição Nacional de 2018.

Para a próxima competição, foi desenvolvido e construído o 6º protótipo da UFTM (que será conhecido como Nelore). A principal mudança está na suspensão, com trocas de peças que possibilitaram maior altura para o carro. Entretanto, conforme coordenador do projeto, ainda se fazem necessários mais testes e ajustes.

Professor Marcos Massao Shimano, coordenador do projeto

No ano passado, embora com problemas nas provas dinâmicas, a equipe conseguiu 2ª colocação no quesito de sistema de freios e ficou com a 41ª colocação geral no campeonato, que contou com 85 equipes inscritas. Em 2020, farão parte da equipe da UFTM 30 integrantes, entre eles o coordenador do projeto, professor Marcos Massao Shimano e o coordenador substituto, professor Vinícius Abrão da Silva Marques.

A equipe é formada por alunos da graduação e sempre há renovação de integrantes. Isso permite a presença de membros novos, intermediários e experientes. “Nunca teremos uma equipe inteira com muita experiência, mas isso é bom porque já passaram pelo time mais de 120 alunos das engenharias. Hoje, muitos trabalham em grandes empresas multinacionais e sempre falam das grandes vantagens que a participação no projeto trouxe para a vida profissional”, ressalta o professor Shimano.

O programa Baja SAE BRASIL é um desafio aos estudantes de engenharia que têm a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, visando incrementar a preparação para o mercado de trabalho. Com a missão de disseminar a tecnologia e o progresso da mobilidade, a SAE BRASIL e as atividades que ela desenvolve são importantes fontes de conhecimento e atualização tecnológica da indústria, focadas em inovações e tendências da mobilidade brasileira e internacional.

Para mais informações sobre a competição, acesse o site:

Foto: Marco Clemente/UFTM