Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > UFTM utilizará o G Suite e contará com novo serviço de e-mail

UFTM utilizará o G Suite e contará com novo serviço de e-mail

Publicado: Segunda, 02 de Setembro de 2019, 09h13

A partir do dia 8 de setembro a UFTM passará a utilizar o G Suite for Education, da Google em seu serviço de e-mail. A mudança será possível, pois a universidade aderiu ao projeto piloto NasNuvens da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa – RNP. Com a alteração, cerca de 2.800 contas de e-mail da universidade serão inseridas na nova plataforma. A mudança possibilitará aos usuários a utilização de ferramentas que facilitam a organização, comunicação e armazenamento de informações.

NasNuvens tem como objetivo ampliar a oferta de serviços em nuvem para as instituições de ensino e pesquisa por meio de um modelo baseado em consumo. Ele permite atender às necessidades dos gestores de TIC, pesquisadores, professores e alunos de pós-graduação, para acesso aos serviços disponibilizados em um único ambiente de fácil acesso e seguro.

O novo serviço de e-mail busca atender a uma demanda de técnicos, docentes e discentes que há 20 anos utilizavam o sistema de webmail SqWebMail que possui uma interface antiga e de difícil utilização pela comunidade universitária.

Implantação

Nesta primeira etapa, os serviços serão disponibilizados para servidores docentes e técnico-administrativos. O acesso deverá ser realizado por meio do endereço eletrônico https://mail.google.com nele os usuários poderão utilizar muitos dos serviços disponíveis no G Suite for Education. O DTI também está atuando para disponibilizar o acesso ao G Suite aos estudantes da UFTM.

De acordo com o Departamento de Tecnologia da Informação da UFTM, durante o processo de migração, as caixas de entradas dos usuários serão migradas para o G Suitepossibilitando uma mudança sem perdas para os usuários. A migração ocorrerá no dia 7 de setembro e nesse dia os serviços de envio, recebimento e leitura de e-mails será paralisado para a mudança da plataforma. Mesmo após a migração, os usuários poderão continuar acessando normalmente suas mensagens pelo endereço do webmail antigo, http://mail.uftm.edu.br. Vale lembrar que após essa data, o e-mail antigo não receberá mais mensagens, mas continuará aberto para consultas de mensagens. Após o término da migração, será definido por quanto tempo o serviço antigo ficará disponível para consulta.

Facilidades

Além de oferecer armazenamento de e-mail ilimitado, o G Suite disponibilizará outras facilidades como Google Sala de aula, serviço em que estudantes e professores poderão se conectar, comunicar e distribuir tarefas. Estarão disponíveis ainda o Google Formulários, utilizado para pesquisas quantitativas, o Google Agenda para marcar reuniões e o Google Drive para armazenamento de arquivos.