Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Lato sensu > Residência Médica
Início do conteúdo da página

English Version



Confira os programas de Residência Médica em diversas áreas de especialização oferecidos pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM e desenvolvidos no Hospital de Clínicas da UFTM.


Acesse o Portal da Residência Médica - MEC

Acesse o Regulamento do Programa de Residência Médica da UFTM e suas alterações

Acesse aqui os editais de seleção

Apresentação: Composto por estágios teórico-práticos nos serviços e disciplinas do Departamento de Cirurgia, de acordo com Comissão Nacional de Residência Médica - CNRM.

Objetivos: Diagnósticos e tratamentos das afecções cirúrgicas mais comuns e aquisição de conhecimentos para realização de sub-especialidades em cirurgia.

Informações gerais:
Quantidade de vagas: 8
Duração do programa: 2 anos
Processo Seletivo: anual

Apresentação: Constitui um programa de pós-graduação Lato Sensu na modalidade de residência médica, onde durante o período de 3 anos é realizado treinamento em assistência integral à saúde da mulher, com ênfase ao período de gravidez e puerpério, diagnóstico e prevenção das doenças femininas, treinamento em cirurgia ginecológicas e obstétrica, onde são fornecidos ensinamentos da especialidades, aspectos éticos e normas de atendimentos ao SUS.

Objetivos: Fornecer ao médico residente formação para atendimento aos casos de previsão, diagnósticos e tratamento das doenças da mulher, em todos os períodos da vida, e em especial no período gravídico-puerperal.

Informações gerais:
Quantidade de vagas: 8
Duração do programa: 3 anos
Processo Seletivo: anual

Apresentação: Em um período de dois anos, o residente recebe treinamento clínico-cirúrgico em todos os temas relacionado à doenças benignas e malignas das mamas, com ênfase para procedimentos de diagnóstico, cirurgias, e quimioterapia. A residência conta também com treinamento teórico, através da discussão de casos clínicos, sessões clínicas e discussões de artigos científicos.

Objetivos: Formação do residente médico para diagnóstico e tratamento clínico e cirúrgico das doenças benignas e malignas das mamas.

Informações gerais:
Quantidade de vagas: 1
Duração do programa: 2 anos
Processo Seletivo: anual

Apresentação: Unidade de internação 25% da carga horária anual; Ambulatório de 20% da carga horária anual; Urgência e emergência, unidade de terapia intensiva de 5% da carga horária anual; Serviço de hemoterapia de 20% da carga horária anual; Laboratório geral e especializado de citologia/citoquímica, hemostasia, sangue periférico e medula óssea de 10% da carga horária anual; Estágios opcionais: Radioterapia, Genética Médica, unidade de transplante de medula ou outros a critério da Instituição. A carga horária é desenvolvida em sistema de rodízios, em diversos estágios.

Objetivos: Formar hematologistas e Hemoterapeuticas pediátricos com os critérios da CNRM, que tenham excelência para atuar na hematologia/hemoterapia infantil.

Informações gerais:
Quantidade de vagas: 1
Duração do programa: 2 anos
Processo Seletivo: anual

Apresentação: A Neurocirurgia na UFTM teve início em 2016, após credenciamento do MEC e da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN). O programa é integralmente cumprido no complexo hospitalar HC-UFTM, que dispõe de todos os recursos humanos e tecnológicos. São integrantes do PRM o supervisor mais 6 neurocirurgiões preceptores, além de preceptores de outras áreas afins como Neurologia, Neurorradiologia, Neuropatologia, dentre outras. O residente tem orientação direta do supervisor e preceptores, com complexidade cirúrgica crescente a cada ano do programa.

Objetivos: O objetivo geral do PRM é o treinamento orientado em serviço, com vistas à formação do Neurocirurgião, com domínio dos conteúdos teóricos e práticos, capaz de desenvolver as habilidades necessárias para a aplicação destes conhecimentos de forma crítica, correta, coerente e ética, tornando-o capaz de desenvolver e executar programas de assistência, ensino e pesquisa nas áreas de abrangência da Neurocirurgia. Espera-se ao final do PRM um profissional crítico que realize cirurgias e procedimentos intervencionistas pertinentes à especialidade, seguindo os preceitos e normas da Medicina.

Informações gerais:
Quantidade de vagas: 1
Duração do programa: 5 anos
Processo Seletivo: anual

Apresentação: O programa de residência médica em Infectologia é de acesso direto, não sendo exigidos pré-requisitos, e têm tempo de duração de três anos. A estrutura compreende entre 80 a 90% da carga horária alocada nas atividades de treinamento em serviço, destinando-se 10 a 20% para ações teórico-complementares. Entende-se como atividades teórico-complementares as sessões anátomo-clínicas; a discussão de artigos científicos; as sessões clínico-radiológicas e clínico-laboratoriais; os cursos, palestras e seminários.

Objetivos: A residência médica oferece a formação necessária e adequada para que o médico se torne um especialista em Infectologia. Nas atividades complementares devem constar, obrigatoriamente, temas relacionados com Bioética, Ética Médica, Metodologia Científica, Epidemiologia e Bioestatística. Recomenda-se a participação do Médico Residente em atividades relacionadas ao controle das infecções hospitalares.

Informações gerais:
Quantidade de vagas: 2
Duração do programa: 3 anos
Processo Seletivo: anual

Apresentação: Programa de pós-graduação lato sensu, com duração de 1 ano na modalidade de Medicina Fetal, onde o médico residente recebe treinamento na abordagem de temas relacionados a gestação de Alto Risco e das patologias fetais, por meio atendimentos a gestante e realização de exames de ultrassonografia até a resolução da gestação e assistência puerperal. A residência também constitui-se de treinamento teórico com discussão de casos e sessões clinicas, aulas e discussão de artigos específicos em Obstetrícia e Medicina Fetal.

Objetivos: Formação de médicos que realizem a acompanhamento pré-natal de gestantes e fetos em situação de Risco, enfatizando o diagnóstico, prevenção e quando possível o tratamento de alterações materno-fetal.

Informações gerais:
Quantidade de vagas: 2
Duração do programa: 1 ano
Processo Seletivo: anual

Apresentação: Programa credenciado pelo Ministério da Educação, dispondo de todos os recursos humano e tecnológico necessários para que o programa seja cumprido, sendo um supervisor e 12 preceptores, sendo que o residente faz treinamento obrigatório em endoscopia digestiva alta.

Objetivos: Oferecer treinamento teórico prático e desenvolver habilidades especiais aos médicos com experiência em clínica médica.

Informações gerais:
Quantidade de vagas: 1
Duração do programa: 2 anos
Processo Seletivo: anual

Apresentação: Programa de Pós-Graduação Lato sensu na modalidade de residência que visa o treinamento em assistência geral à criança em todas as fases da infância e adolescência acompanhando o seu desenvolvimento e crescimento. Oferece atividades de atuação na recepção do recém-nascido em sala de parto; de acompanhamento do binômio mãe-filho em alojamento conjunto e de condução do aleitamento materno. Capacita o médico no atendimento à criança gravemente enferma. Oferece contato com as especialidades pediátricas. Valoriza os aspectos éticos, a promoção da saúde, a prevenção de doenças.

Objetivos: Oferecer ao médico residente formação para atender a criança sadia e doente objetivando as melhores condições de alcançar o crescimento e o desenvolvimento saudáveis.

Informações gerais:
Quantidade de vagas: 9
Duração do programa: 2 anos
Processo Seletivo: anual

Apresentação: Composto por estágios teórico-práticos em enfermaria, ambulatórios, unidade coronária, emergência, métodos gráficos, hemodinâmica e eletrofisiologia, ecocardiograma, cirurgia cardíaca, cardiopediatria e marca-passo.

Objetivos: Saber diagnosticar, avaliar e tratar as principais doenças cardíacas, interpretar eletrocardiogramas, realizar testes ergométricos, holters e mapas, analisar criticamente ecocardiogramas, exames hemodinâmicos, cintilografias e demais exames complementares.

Informações gerais:
Quantidade de vagas: 2
Duração do programa: 2 anos
Processo Seletivo: anual

Apresentação: Composto por estagio teórico- pratico no serviço e na disciplina de Radiologia e Diagnostico por imagem, seguindo as normas da Comissão Nacional de Residência Medica e as normas do Colégio Brasileiro de Radiologia.

Objetivos: O objetivo primodial da residência médica em diagnóstico por imagem é desenvolver um programa de treinamento para médicos nos vários setores , visando ministrar conhecimento e experiência, que irão permitir ao residente, ao completá-lo, conhecer e utilizar os diversos métodos de exame, avaliar o padrão normal e suas variantes, o patológico, além de redigir relatórios com opinião e diagnósticos diferenciais.

Informações gerais:
Quantidade de vagas: 4
Duração do programa: 3 anos
Processo Seletivo: anual

Apresentação: Treinamento supervisionado em Patologia Cirúrgica, Necrópsia e Citopatologia para médicos, de acordo com os requisitos preconizados pela Comissão Nacional de Residência Médica - CNRM - para a especialidade.

Objetivos: Aquisição de conhecimentos e habilidades para a formulação de diagnósticos com base nos métodos utilizados na especialidade (Patologia Cirúrgica, Necrópsia e Citopatologia), sempre aliados aos conhecimentos clínicos que fazem parte da formação do médico generalista.

Informações gerais:
Quantidade de vagas: 2
Duração do programa: 3 anos
Processo Seletivo: anual

Fim do conteúdo da página