Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
PROENS

UFTM promoverá fóruns permanentes para debater novas diretrizes para a formação de professores

Publicado: Sexta, 13 de Março de 2026, 17h43

A Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) realizará, no dia 24 de março de 2026, um encontro voltado à reflexão e ao planejamento da formação de professores na instituição. O evento reunirá docentes, estudantes e técnicos dos cursos de licenciatura no Fórum Permanente de Gestão Universitária e no Fórum Permanente das Licenciaturas, promovidos pelo Departamento de Desenvolvimento Pedagógico e Regulação Educacional (DDPRED/PROENS) e pelo Departamento de Gestão de Ensino (DGE/PROENS).

 


Com o tema “Novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para a formação inicial de professores: limites, possibilidades e desafios das licenciaturas da UFTM”, o encontro pretende fortalecer o diálogo entre os diferentes segmentos que atuam na formação docente e avançar na construção coletiva do planejamento curricular dos cursos de Licenciatura da universidade.

Formato híbrido e com certificação

O evento ocorrerá das 8h30 às 17h, em formato híbrido, com atividades presenciais no Auditório Topázio da UFTM e participação on-line por meio do Google Meet, com acesso pelo e-mail institucional.

Os participantes receberão certificação de 10 horas (válidas também para AACC e Programa Bem-Vindo Professor), vinculada à presença nas atividades e ao estudo prévio dos materiais relacionados ao tema. 

Programação:

A programação será dividida em dois momentos:

Manhã (8h30 às 12h)
- Mesa de abertura
- Painel temático sobre as novas DCNs para a formação inicial de professores
- Socialização do diagnóstico realizado nos institutos acadêmicos ICAEBI, ICENE e IELACHS

Tarde (14h às 17h)
- Plenária para definição de encaminhamentos e pactuação de compromissos institucionais voltados às licenciaturas da UFTM.

A organização reforça o convite a docentes, estudantes e técnicos das licenciaturas para participarem do encontro, que se propõe a ser um espaço institucional de escuta, reflexão e construção coletiva de estratégias para o fortalecimento da formação docente na UFTM.

INSCRIÇÕES: Para fins de organização, orientamos o preenchimento do Formulário de Inscrição (acessível pelo e-mail institucional).

A confirmação da participação no Fórum será condicionada à assinatura na lista de presença disponibilizada durante o evento e pelo chat.

 

INFORMAÇÕES: 3700-6136/6215

Página do DDPRED: https://www.uftm.edu.br/proens/ddpre/forum

E-MAIL: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página