Liga acadêmica alerta usuários de ambulatório sobre uso indiscriminado de anti-inflamatórios

Estudantes da Liga Acadêmica de Gastroenterologia e Hepatologia da UFTM realizam visitas semanais à sala de espera no térreo do Ambulatório Maria da Glória do HC para fornecerem orientações adequadas aos pacientes e acompanhantes sobre os perigos do uso indiscriminado de anti-inflamatórios. A ação é parte do projeto de extensão "Educação em Saúde sobre AINEs (Anti-inflamatórios Não Esteroides) e Proteção da Mucosa Gástrica", coordenado pelas docentes Geisa Perez Medina Gomide e Silvia Maria Perrone Camilo.
O objetivo é promover entre o público presente no Ambulatório educação em saúde sobre os riscos do uso indiscriminado de anti-inflamatórios e o desenvolvimento de úlceras pépticas, por meio da conscientização, prevenção e, consequentemente, buscar menor incidência de complicações digestivas na população. Aos estudantes de medicina da UFTM, o projeto visa proporcionar a oportunidade de aprimorar habilidades clínicas e de educação em saúde, bem como permitir o desenvolvimento de estratégias para o estabelecimento de uma boa relação médico-paciente e aperfeiçoamento da capacidade de comunicação sobre farmacologia e prevenção.
Nesse processo educativo, será utilizado como recurso um banner educativo com informações gerais sobre o mecanismo de ação desses medicamentos e seus efeitos colaterais no sistema digestório. Ademais, serão desenvolvidos outros materiais informativos dentro da mesma temática, que serão disponibilizados via QR Code aos pacientes e acompanhantes atendidos.
Foto: Edmundo Gomide/UFTM
Redes Sociais