Comunicação Social e Serviço de Mídia da UFTM recebem equipamentos de projeto aprovado pela FAPEMIG
A Universidade Federal do Triângulo Mineiro, através do setor Comunicação Social e Serviço de Mídia da UFTM, recebeu a doação de equipamentos referente ao projeto FAPEMIG voltado para Apoio a Ações de Divulgação da Ciência, da Tecnologia e da Inovação no estado de Minas Gerais. Ao todo foram disponibilizados R$39.927,00 em recursos para a execução do projeto “UFTM faz ciência: consolidação e democratização da ciência, da tecnologia e da inovação no Triângulo Mineiro”, coordenado pelo professor Carlo José Freire de Oliveira.
Interface de áudio e mesa de som Behringer
Os recursos do projeto foram aplicados na aquisição de equipamentos e na melhoria da estrutura do estúdio do Serviço de Mídia (SEMID), como isolamento acústico do estúdio e equipamentos de edição. O projeto prevê a produção de podcasts e documentários com foco na divulgação da produção científica, tecnológica e de inovação da Universidade.
O coordenador do projeto, professor Carlo José Freire de Oliveira, destaca que as produções vem reforçar a divulgação do conhecimento gerado na Universidade. “Os docentes da UFTM produzem muita ciência, tecnologia e inovação e a sociedade precisa saber e ter acesso a isso. É um prazer fazer parte dessa agenda e divulgar iniciativas que esclareçam e aproximem a UFTM da sociedade”, destaca o coordenador.

Desktop destinado a ilha de edição
Para os participantes do projeto, a aquisição de novos equipamentos representa um avanço na qualidade do trabalho desenvolvido. Os recursos passam a atuar como importantes ferramentas para a divulgação das atividades científicas e culturais realizadas pela Universidade, bem como das iniciativas que contam com seu apoio. “Esse projeto contribui na melhoria da estrutura e permitirá visibilidade à ciência produzida na Universidade”, destaca Andreia Malaquias, integrante do projeto. "Será um ganho importante para toda a comunidade, seja pelo produto do projeto, que divulgará a ciência realizada na universidade, seja pelos equipamentos que agora fortalecem a estrutura de divulgação", destaca Luiz Carlos Vieira, integrante do projeto.
Para a produtora Cultural da UFTM, Aparecida Rosário de Oliveira, quem ganha com os novos equipamentos adquiridos é a comunidade acadêmica, que passa a contar “com divulgação mais precisa das ações, voltadas para a ciência, na UFTM”. Em nota, a Comunicação Social da Universidade ressalta que o estúdio, seus servidores e equipamentos estão à disposição de todos os membros da comunidade interna da UFTM dispostos a atuar em iniciativas audiovisuais.
O revestimento do estúdio já foi realizado e os equipamento doados estarão em operação até o mês de Março de 2026.
Redes Sociais