Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Cultura

Espetáculo Solamente Tango da UFTM foi apresentado em Uberaba

Publicado: Terça, 23 de Dezembro de 2025, 08h08

Idealizado, planejado e coordenado pela professora Nilza Coqueiro Pires de Sousa, do curso de Educação Física da UFTM, o espetáculo Solamente Tango foi apresentado nos dias 3 e 4 de dezembro, no Auditório Turmalina, com sessões gratuitas e recursos de acessibilidade para o público em Uberaba.

O espetáculo é uma realização do Programa de Extensão Dançando na UFTM e do Centro Cultural da UFTM, aprovado no Edital PNAB 10/2024 – Circulação de Espetáculo, da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult/MG), e do Ministério da Cultura – Governo Federal.

Conduzido pelo casal de dançarinos Nilza y Pablito, Solamente Tango apresentou coreografias tradicionais e contemporâneas do gênero. A docente afirmou que “a proposta foi aproximar o público da expressividade dessa dança marcada por sentimentos intensos. O espetáculo expressou emoções como amor, paixão, sedução e desilusões amorosas traduzidas nos característicos movimentos do tango, como enlaces, enrosques, ganchos, cortes e quebradas”.

Reconhecido como patrimônio imaterial da humanidade pela Unesco, o tango é uma das manifestações artísticas mais emblemáticas da cultura argentina. Para Nilza, iniciativas como esta são fundamentais para ampliar o acesso no Brasil, onde o gênero ainda é restrito a públicos específicos. “Solamente Tango ofereceu ao público de Uberaba a oportunidade de vivenciar a intensidade e a sofisticação dessa arte, contribuindo para a democratização da cultura e incentivando a apreciação da dança”, destacou.

“No palco foi maravilhoso, cada coreografia com movimentos singulares, cada olhar, um sentimento com o puro sincero amor. Parecia que eu estava em outra dimensão, entre abraços profundos deslizamos nesse grandioso palco sagrado. Não dancei com minhas pernas, bailei desfrutando com todo amor que senti em cada tema”, relatou Pablito.

O projeto contou com o apoio do Grupo Artístico Dança na Alma (DNA/UFTM), do Curso de Educação Física, do Programa Agita Campus, do Curso de Letras, do IELACHS e do Estúdio de Dança Raquel Laranjo.

Acesse os perfis nas redes sociais:@dancandonauftm e @ccultuftm

Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Imagens: Arthur Carvalho dos Santos

 

registrado em:
Assunto(s): Solamente Tango , dança
Fim do conteúdo da página