Engenharia de Produção realiza Lançamento de Produtos Alimentícios

O curso de Engenharia de Produção da UFTM promoveu o evento de Lançamento de Produtos Alimentícios ontem, 18, no Laboratório de Negócios do Departamento de Engenharia de Produção do Instituto de Ciências Tecnológicas e Exatas – ICTE.

Conforme a organizadora, professora Daniela de Castro Melo, os alunos desenvolveram um plano de negócios e tiveram que persuadir gestores, empresários e professores avaliadores que seus projetos tinham demanda e eram viáveis financeiramente. A repercussão do projeto envolveu propostas de novos lanches que serão levadas à cantina universitária da Unidade Univerdecidade, bem como poderão ser adotadas em outras lanchonetes universitárias, diante de pesquisa de mercado realizada previamente com o público universitário.

O projeto desenvolvido constitui ação de ensino pertencente à disciplina de Gestão de Projetos com discentes do curso de Engenharia de Produção e está na sua oitava edição. Esta disciplina é ministrada pela professora Daniela de Castro Melo que coordenou o evento, e contou com a participação ativa de público interno e externo da Universidade.

Foram nove grupos, denominados empresas, que produziram oito produtos: CONELU’S Doces (Cone trufado brigadeiro e ninho), Italipália (palha italiana), Power Cookie (cookie protéico), Bolo no pote UAI (bolo no pote), Na Tribo (wrap de carne e frango), Geladinho La Gelá (Geladinho ninho com morango), Lá Brigaderia (brigadeiro tradicional), Doce Nut (amendoim caramelizado), Casa Limone (bombom de torta de limão).

Entre as várias etapas do projeto, os alunos executaram pesquisa de mercado, escopo, cronograma, comunicação do produto, custos do projeto e do produto, projetaram fluxo de caixa e fizeram análise de viabilidade. A culminância foi a produção dos produtos e a disponibilização para degustação dos avaliadores e colegas.

Participaram como avaliadores dos produtos os empresários Naiara Cabral, Juliene da Paixão Alves Lucas, Júlio César Ferreira Guariglia, Larissa Melo, Luis Eduardo Lucas; Roger Maestri, Vinicius Braga, o consultor Antônio Pinto de Souza Júnior; as professoras do Instituto Federal do Triângulo Mineiro Carolina Rodrigues da Fonseca e Daniela Rezende Silva Orbolato, como também Marina Beatriz Ferreira Vallim, coordenadora do Núcleo de Atendimento das Pessoas com Necessidades Específicas do Instituto Federal do Triângulo Mineiro e Rejane Alves de Almeida, da Ouvidoria do Instituto Federal do Triângulo Mineiro; a professora Juliane Fandi, do curso de Engenharia Elétrica da UFTM; professor Benecildo Amauri Riguetto, diretor do ICTE da UFTM.

Segundo a coordenadora do evento, professora Daniela, durante a avaliação, os alunos precisaram mostrar aos avaliadores que estão efetivamente preparados para o mercado. Os avaliadores, por outro lado, tiveram a missão de questionar o que eles fizeram, investigar os caminhos que percorreram e opinar no que pode ser melhorado. “Apesar de sempre termos pontos a melhorar, como professora percebo o quanto os alunos evoluíram e incorporaram muitos conceitos que lhes eram desconhecidos. A expectativa da avaliação dos convidados reforça o aprendizado deles”, analisou.

O consultor Antônio Júnior enfatizou que “esse projeto dentro da disciplina me encanta porque ele dá uma resposta concreta para o investimento estatal na escola pública. Além disso, também alia várias estratégias didáticas e uma possibilidade de avaliação processual (vários avaliadores e a avaliação da professora Daniela, que também é em etapas) que contribuem bastante para a formação dos alunos. Todos estão de parabéns!”

Mais informações poderão ser consultadas pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Fotos: Elioenai Amuy/UFTM
Redes Sociais