Reitora da UFTM visita o Campus Iturama
A reitora da UFTM, professora Marinalva Barbosa, esteve no Campus Universitário de Iturama no dia 4 de dezembro. A visita teve como foco o alinhamento estratégico para a expansão acadêmica e o acompanhamento das obras de infraestrutura.
Durante a visita, ocorreu uma reunião sobre a abertura do curso de Zootecnia, considerada uma das principais metas conjuntas da Direção do Campus e da Reitoria para a área de Ciências Agrárias. Na sequência, o olhar voltou-se ao desenvolvimento social e à formação inclusiva, em um encontro junto ao grupo de trabalho que analisa a viabilidade de novos cursos voltados à Educação Inclusiva, sinalizando o compromisso institucional com uma oferta acadêmica mais diversificada e acessível.
Também aconteceu uma reunião entre a reitora e docentes dos cursos de Química e Ciências Biológicas para a discussão de novas graduações relacionadas às áreas, fortalecendo o polo educacional da UFTM na região.
Inovação e Infraestrutura de Tecnologia da Informação
O Pró-reitor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PROTIC), Alan Lopes Melo, integrou a visita ao Campus Iturama, conhecendo as instalações e dialogando com a Seção de Tecnologia da Informação de Iturama sobre demandas, avanços e alinhamentos estratégicos.
Alan Melo visitou o Laboratório de Informática recentemente revitalizado e entregue à comunidade acadêmica. Os computadores foram substituídos por equipamentos mais modernos e o espaço teve sua capacidade ampliada de 25 para 29 estações de trabalho, um incremento importante para as atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão da unidade.
Obras do PAC em Ritmo Acelerado
Em relação aos investimentos em infraestrutura, a reitora Marinalva Barbosa visitou o canteiro de obras da futura sede do Campus Universitário de Iturama e conversou sobre o andamento das obras e os prazos. Marinalva reafirmou a expectativa de iniciar 2026 com a entrega dos blocos de salas de aula, estruturas essenciais que viabilizarão a criação de novos cursos, conforme o cronograma do MEC e do Governo Federal.
Também foi visitada a Fazenda Escola Alípio Soares Barbosa, onde terá um galpão para almoxarifado, uma casa de máquinas e uma estrutura destinada às aulas práticas, ampliando o suporte às atividades acadêmicas desenvolvidas na Fazenda Escola. As obras estão incluídas no PAC.
A Reitoria e a Direção do Campus Universitário de Iturama seguem alinhadas e comprometidas, focadas na ampliação da estrutura e na melhoria das condições de Ensino, Pesquisa e Extensão.
Fonte: Seção de TI e Comunicações / Campus Universitário de Iturama
Redes Sociais