UFTM recebe o espetáculo “Amarelo é a Cor da Fome” no Mês da Consciência Negra

A Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) recebe, no dia 26 de novembro, às 19h30, na Sala Porta Laranja, o espetáculo “Amarelo é a Cor da Fome”, da Cia Cor de Yabá. Inspirado na obra Quarto de despejo: o diário de uma favelada, de Carolina Maria de Jesus, o espetáculo integra a programação do Mês da Consciência Negra. A apresentação é gratuita e aberta ao público em geral, sendo o acesso sujeito à lotação da Sala Porta Laranja.

“A montagem mergulha na realidade emocional, social e simbólica da fome — compreendida não apenas como privação material, mas também como ausência de dignidade, oportunidades e justiça. Com narrativa poética, sensível e atravessada pela experiência periférica, o espetáculo revela a força, a criatividade e a resistência presentes nos territórios negros, convidando o público a refletir sobre desigualdade, humanidade e sobrevivência”, destacou Valdíria Souza Fernandes, produtora cultural do CCult/UFTM.

Dirigido por Pretta Moreno, o espetáculo conta com atuação de Aline Rosa (egressa de Letras/UFTM) e Camila Manoela (Mestra em Educação pela UFTM), fundadoras da Cia Cor de Yabá. A montagem enreda corpo, literatura e memória coletiva para dar vida às múltiplas camadas que atravessam as mulheres negras periféricas no Brasil. “As artistas — hoje referências na cena teatral da região — retornam à universidade trazendo uma obra profundamente conectada às suas trajetórias acadêmicas e às pesquisas que desenvolvem sobre arte negra, literatura, ancestralidade e identidade”, afirmou Valdíria.

O Mês da Consciência Negra UFTM é uma realização do Centro Cultural, do IELACHS e do Hospital de Clínicas da UFTM. A programação segue até o fim do mês e o público é convidado a visitar também a exposição “Flores Falciforme”, de Maria Vilela, em cartaz na Galeria de Arte do Centro Cultural até o dia 28 de novembro, das 9h às 18h30, de segunda à sexta-feira.
Essa apresentação do espetáculo “Amarelo é a Cor da Fome” faz parte do Circuito Sexta do Teatro aprovado pelo Edital de Chamamento Público Nº 004/2024 com Recursos da Política Nacional Aldir Blanc De Fomento à Cultura – PNAB, Fundação Cultural de Uberaba/MG e Ministério da Cultura – MINC.
Mais informações: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. | WhatsApp: (34) 3700-6948
Acompanhe também o @ccultuftm no Instagram.
Redes Sociais