Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Extensão Universitária

Professora da UFTM apresenta Relato de Experiência de projeto de extensão sobre mulheres na Wikipédia em congresso internacional no México

Publicado: Segunda, 03 de Novembro de 2025, 10h04

A docente Ilana Peliciari Rocha, do curso de História da UFTM, apresentou um Relato de Experiência do projeto de extensão “História das Mulheres na Wikipédia: Produção Colaborativa e Lutas por Memória em um Projeto de Extensão na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)” no 2º Congresso Internacional WECUDI 2025 – Wikimedia, Educação e Culturas Digitais, realizado entre 29 e 31 de outubro, na Cidade do México.

O trabalho destacou o projeto de extensão dedicado à criação e edição de biografias de mulheres do Brasil Colonial ao século XIX na Wikipédia, desenvolvido de 2023 a 2025, promovendo visibilidade feminina e formação crítica em cultura digital. “A iniciativa articula ensino, pesquisa e extensão, fortalecendo o compromisso da UFTM com a democratização do conhecimento histórico e a valorização da história das mulheres”, afirmou Ilana.

O relato de experiência está disponível no link:

https://meta.wikimedia.org/wiki/WECUDI2025/Programa/D%C3%ADa_1-Sala_1-1500-1530

 

Fotos: Arquivo pessoal de Ilana Rocha

 

Fim do conteúdo da página