Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Pós-graduação

Primeiro doutorado direto do PPGE/UFTM analisou o ensino remoto emergencial em Minas Gerais durante a pandemia

Publicado: Terça, 14 de Outubro de 2025, 10h44

O Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro realizou em agosto de 2025 a defesa de tese de Domingos Angelo de Paula Neto, intitulada “Entre redes globais e atuações locais: um estudo sobre o ensino remoto emergencial em Minas Gerais”. A defesa marcou um momento histórico para o PPGE/UFTM, pois Domingos foi o primeiro doutor formado pelo Programa na modalidade Doutorado Direto, quando o discente já é transferido diretamente ao Doutorado após a qualificação do Mestrado, em decorrência da qualidade da pesquisa realizada. O pesquisador ingressou no curso de Mestrado em 2021 e, em 2022, foi transferido para o Doutorado por recomendação da banca avaliadora de seu trabalho de Mestrado.

A pesquisa investigou o Regime Especial de Atividades Não Presenciais (REANP), implementado pela Secretaria de Educação de Minas Gerais durante a pandemia da COVID-19, e revelou a influência das redes globais de políticas educacionais sobre a realidade local. O trabalho, desenvolvido sob orientação da professora Natália Aparecida Morato Fernandes, buscou compreender desde a concepção até a implementação do programa e seus efeitos no cotidiano de professores e estudantes da rede pública estadual. Foram analisados documentos oficiais, pronunciamentos e notas técnicas, além da realização de entrevistas e aplicação de questionários com docentes de duas escolas estaduais de Uberaba (MG).

O estudo integrou a linha de pesquisa Fundamentos e Práticas Educacionais e contribuiu para o debate sobre os efeitos da globalização e das políticas educacionais contemporâneas no contexto brasileiro. "Em nossa pesquisa, buscamos analisar e interpretar as dinâmicas que atravessaram a formulação e a atuação das políticas de Ensino Remoto Emergencial (ERE), com destaque para o modelo implementado na rede pública estadual de Minas Gerais. O estudo colocou em relevo a influência dos organismos internacionais — Banco Mundial, Unesco e OCDE — na defesa desses modelos e ressaltou o papel do Todos Pela Educação como difusor das recomendações globais e importante nó de articulação entre atores e redes de políticas multiescalares. Procuramos ainda revelar o caráter complexo e contextualizado do processo pelo qual os textos e discursos políticos são atuados por docentes e escolas. Por fim, avaliamos os efeitos do programa de ERE mineiro sobre o trabalho docente, bem como seus impactos sobre o acesso e a qualidade da educação. Assim, esta tese se inscreve entre os trabalhos que enfrentaram a difícil tarefa de compreender os impactos da pandemia de COVID-19 sobre a educação e a realidade escolar", comentou Domingos. 

A banca examinadora destacou a consistência teórica, a profundidade analítica e a relevância social da tese, recomendando sua publicação e indicação a prêmios nacionais da área, por exemplo, o Prêmio Capes de Tese.

 

Foto: Arquivo Pessoal de Domingos Angelo de Paula Neto

Fim do conteúdo da página