Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Doador de Sangue

Crianças de Uberaba participam do 29º concurso - Doador de Sangue: um compromisso social

Publicado: Terça, 07 de Outubro de 2025, 17h29

O Hemocentro Regional de Uberaba, da Fundação Hemominas, promoveu em 2025 a 29ª edição do projeto “Doador de Sangue – um compromisso social”, iniciativa que desde 1996 busca conscientizar crianças e adolescentes do ensino fundamental sobre a importância da doação de sangue e o papel social de cada cidadão nesse ato solidário.

O projeto, realizado anualmente, envolve escolas públicas e particulares de Uberaba e tem como objetivo despertar nos jovens a noção de compromisso social e empatia por meio de palestras educativas e atividades artísticas. Os alunos são incentivados a criar frases e desenhos inspirados no tema da doação de sangue.

Neste ano, participaram 26 escolas, com um total de 268 trabalhos inscritos, envolvendo estudantes do 1º ao 5º ano. Em agosto, foi promovido um encontro com 18 professores representantes, responsáveis por multiplicar a mensagem nas escolas.

No dia 2 de outubro, uma comissão julgadora composta por representantes da Secretaria Municipal de Educação, da Comunicação Social da UFTM, da gestão do Hemocentro Regional de Uberaba e por um doador voluntário de sangue avaliou os trabalhos e escolheu os três melhores.

Vencedores de 2025


1º lugar: Davi Luiz de Paula Santos, aluno do 5º ano da Escola Estadual América
Prêmio: um celular e a estampa de sua arte na camiseta alusiva ao Dia Nacional do Doador de Sangue.

2º lugar: Myrian Nascimento de Proença, aluna do 3º ano do Colégio Tiradentes da PMMG
Prêmio: uma bicicleta.

3º lugar: Catarina Marques Vasconcelos, aluna do 4º ano do Colégio Jean Christophe
Prêmio: um relógio de pulso.

A premiação será realizada em 25 de novembro de 2025, data em que se comemora o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, no próprio Hemocentro Regional de Uberaba.

De acordo com Ieda Alves de Souza, da equipe de capacitação e castro, a ação tem impacto direto na formação cidadã das crianças: “Trabalhar o tema da doação de sangue com as crianças é semear solidariedade e consciência social para o futuro. Cada aluno que participa se torna um multiplicador dessa mensagem.”

registrado em:
Fim do conteúdo da página