Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Extensão Universitária

Semana Acadêmica da Engenharia Ambiental integrou alunos e profissionais

Publicado: Segunda, 06 de Outubro de 2025, 09h28

A XII Semana Acadêmica da Engenharia Ambiental – Seamb da UFTM aconteceu de 29 de setembro a 3 de outubro, concomitantemente ao 2º Encontro Sudeste de Engenharia Ambiental e Sanitária, de 29 de setembro a 1º de outubro, organizado em parceria entre alunos e docentes do projeto de extensão Seamb e a Associação de Profissionais de Engenharia Ambiental - APEA TMAPS.

O evento teve como objetivo promover o fortalecimento do ensino, extensão e integração acadêmica dos estudantes de Engenharia Ambiental da UFTM, bem como fortalecer a valorização do profissional da área ambiental e sanitária. Durante o Encontro Sudeste, foi promovida a reunião de profissionais, docentes, estudantes, Associações e Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia - CREAs do Sudeste e de todo o Brasil.

“Foram dias de palestras, mesas-redondas, minicursos e exposições técnicas, promovendo troca de experiências, debate de desafios e conexão direta entre academia, mercado e sociedade. Uma oportunidade única para quem busca conhecimento atualizado, soluções inovadoras e novas parcerias em uma das áreas que mais cresce no cenário técnico-profissional”, afirmou a professora Bruna Coelho, coordenadora do projeto de extensão e docente do curso de Engenharia Ambiental da UFTM.

O evento

A abertura oficial do evento foi à noite, 29 de setembro, no Auditório Safira, no prédio da Reitoria da UFTM e contou com a presença de representantes do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia - CONFEA e dos CREAs dos quatro estados da região sudeste na solenidade, além da comunidade acadêmica da UFTM.

Foram ministradas duas palestras na abertura, uma delas por Fabiano Silva, diretor executivo de uma grande empresa brasileira especializada em consultoria ambiental. Em sua palestra “Entre números e natureza: desenvolvimento de índices ambientais na recuperação de ambientes afetados por rompimentos de barragens de rejeito”, Fabiano discorreu sobre metodologias de monitoramento e construção de indicadores que orientam a recuperação de áreas impactadas, apoiadas em sua experiência técnica e de consultoria.

 

A Engenheira Ambiental Nanci Walter, presidente do CREA-RS ministrou a outra palestra intitulada “Desafios atuais da Engenharia Ambiental: Da Universidade ao Mercado”. Ela abordou o papel do profissional, exigências do mercado e a atuação do Sistema CONFEA/CREA para fortalecer a formação e a ética profissional.

Durante o decorrer da Semana, mais palestras e minicursos foram ofertados na Unidade Univerdecidade da UFTM, no Auditório Rubi e nas salas de aula.

Os participantes inscritos também fizeram visitas técnicas em uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), na comunidade rural de Santa Rosa (Uberaba), em uma usina do setor sucroenergético em Buritizal-SP e em um aterro sanitário, em São Carlos-SP.

Para mais informações, acesse o perfil nas redes sociais:

https://www.instagram.com/seamb.uftm/

 

Fotos: Elioenai Amuy/UFTM

 

Fim do conteúdo da página