Confira a nova edição do Boletim (IN)Formativo ASPEL
A mais recente edição trimestral do Boletim (IN)Formativo ASPEL já está disponível. Com reflexões e debates, a publicação reafirma a relevância do assessoramento pedagógico e da legislação educacional na rotina dos cursos de graduação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.
Entre os destaques desta edição, o projeto Diálogo em Rede promoveu análises sobre a Resolução CNE/CP n.º 4/2024, que define as novas diretrizes curriculares para cursos de formação de professores, analisando seus impactos na atualização dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) das licenciaturas.
Na seção Acontece na ASPEL, é apresentado o Fórum Permanente de Gestão Universitária e as Rodas de Conversa Pedagógica. Também na seção é possível verificar as informações sobre o XII Seminário sobre o Ensino de Graduação, previsto para dezembro. O Boletim (IN)Formativo ASPEL também traz orientações sobre prazos e fluxos para atualização dos PPC e destaca a continuidade do projeto de Formação de Coordenadores de Curso, voltado ao fortalecimento da gestão acadêmica.
Nesta edição, estreia a coluna “Fundamentos da Educação”, dedicada a aprofundar reflexões pedagógicas. Na coluna Assessoramento Pedagógico em Foco, o Boletim aborda o uso da Inteligência Artificial na graduação, considerando aspectos éticos e pedagógicos. E também apresenta análise sobre o Novo Marco Regulatório da Educação a Distância (EaD).
Em Destaques Institucionais, a publicação ressalta a importância do Fórum Permanente das Licenciaturas da UFTM na retomada das discussões sobre a Resolução CNE/CP n.º 4/2024, além de destacar a preparação para a 11ª JIEPE - marcada para outubro - e celebrar os 20 anos da UFTM, reconhecendo a trajetória e as conquistas institucionais.
No boletim, a ASPEL inaugura o espaço “Gratidão a quem constrói a PROENS todos os dias”, dedicado a reconhecer e valorizar os servidores que contribuem, de forma essencial, para o funcionamento da Pró-Reitoria de Ensino.
Mais do que informar, o boletim busca ampliar canais de diálogo formativo, acompanhando a comunidade acadêmica na melhoria contínua do ensino de graduação e reafirmando a missão da UFTM de construir uma universidade crítica, inovadora e comprometida com a transformação social.
Clique aqui para acessar a nova edição do Boletim (IN)Formativo ASPEL n. 3|2025
Fonte: Assessoria Pedagógica e de Legislação Educacional - ASPEL
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