Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Extensão Universitária

Abertas vagas para graduandos no projeto de extensão de oficinas de Educação Alimentar e Nutricional

Publicado: Segunda, 29 de Setembro de 2025, 08h07

O projeto de extensão da UFTM “Oficinas de Educação Alimentar e Nutricional baseada no Guia Alimentar para a população brasileira” está com vagas abertas para graduandos dos cursos das áreas da saúde. Os interessados podem enviar mensagem no direct do perfil do projeto nas redes sociais: @latris21.uftm (Instagram).

As atividades são desenvolvidas na Fundação de Assistência Ao Especial Caminhar de Uberaba (FUNDAESP), no Conjunto Cássio Rezende, em Uberaba, às sextas-feiras, das 13 às 17 horas.

Coordenado pelas docentes Francislene G. de Freitas Reis, lotada no Departamento de Bioquímica, Farmacologia e Fisiologia – DBFF/ICBN, Julia Elba de Souza Ferreira, lotada no Departamento de Nutrição - DN/ICS e Maíra Ferreira do Amaral, lotada no Departamento de Terapia Ocupacional - DTO/ICS, o projeto tem como público alvo pessoas de 4 a 40 anos, com diferentes necessidades específicas, frequentadoras de salas de contraturno da FUNDAESP. Já foram realizadas três oficinas e as atividades retornam dia 3 de outubro.

Os objetivos junto aos alunos assistidos pela instituição FUNDAESP são favorecer o aprendizado de conceitos básicos sobre a alimentação saudável e nutrição com base no Guia Alimentar e Nutricional; melhorar a autonomia/independência e o autocuidado alimentar por meio de intervenções de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) baseadas no Guia Alimentar para a População Brasileira e aumentar a capacidade de gerenciamento da própria saúde ao promover a prática do autocuidado alimentar e nutricional.  

Junto aos graduandos da área da saúde da UFTM, o projeto visa capacitar os discentes da área da saúde ao desenvolver habilidades e conhecimentos práticos em EAN, fundamentados em artigos científicos e no Guia Alimentar para a População Brasileira, para que possam atuar junto ao públicos-alvo; desenvolver materiais didáticos e condutas pedagógicas que facilitem o aprendizado dos conceitos de alimentação saudável de pessoas com deficiência intelectual; desenvolver e aplicar instrumentos de avaliação que mensurem conhecimentos adquiridos antes e após as intervenções de EAN e inspirar e incentivar os graduandos da área da saúde a se interessarem por ensino (conhecimentos), pesquisas e práticas de extensão.  

“Nós capacitamos os graduandos da UFTM dos cursos da saúde por meio de aulas teóricas para embasamento teórico e atividades práticas como planejamento de oficinas adaptadas para pessoas com necessidades específicas e realização in loco de oficinas com os seguintes temas: "Que alimento é esse?”; "Montando o meu prato"; "A origem dos alimentos"; “O caminho dos alimentos: da fazenda até nossa mesa”; "Segurança da alimentação" e oficinas culinárias”, relatou a coordenadora do projeto Francislene Reis.

O e-mail de contato é O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Acesse o perfil sobre o projeto nas redes sociais: @latris21.uftm

 

Imagens: Arquivo pessoal de Francislene Reis/UFTM

 

Fim do conteúdo da página