Reunião de Grupo de Trabalho testa sistema PLAD e RAD
No dia 21 de agosto, a Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN) realizou uma reunião para acompanhar o desenvolvimento do sistema informatizado do Plano de Atividades Docentes (PLAD) e do Relatório de Atividades Docentes (RAD), marcando um avanço significativo em um processo que foi iniciado em 2016.
Foi constituído pela PROPLAN um Grupo de Trabalho que será responsável pelo acompanhamento e avaliação do sistema em desenvolvimento pelo Departamento de Tecnologia da Informação (DTI/PROPLAN). O grupo é coordenado pelo professor Esdras Viggiano (Proplan) e conta com representantes dos institutos da universidade:
- ICAEBI: Ulcilea Alves Severino Leal
- ICBN: Virgínia Oliveira Crema
- ICENE: Vânia Cristina da Silva Rodrigues
- ICS: Gilberto de Araújo Pereira e Luciano Borges Santiago
- ICTE: Mateus Calixto Pereira dos Santos e Benecildo Amauri Riguetto
- IELACHS: Rosane Aparecida de Sousa
- CEFORES: Geraldo Batista Londe
Também participaram da reunião Ulisses Fagundes de Sousa, Paulo Victor da Silva Freitas e Rodrigo Ferretti Silva, ambos da equipe técnica do DTI, responsável pelo desenvolvimento dos sistemas.
"O PLAD/RAD vem sendo discutido desde 2016 e, no final de 2024, o Conselho Universitário (CONSU) aprovou o modelo voltado ao Magistério Superior (MS). Ainda este ano, está prevista a análise de uma resolução para o Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT). Nesse cenário, tornou-se fundamental a implementação de um sistema informatizado que assegure a tramitação dos processos de forma eficiente e ágil. Além disso, esse sistema servirá, em breve, como base para construção de outro sistema específico para as progressões e promoções na carreira docente", destacou o Pró-Reitor de Planejamento, professor Luiz Fernando Rodrigues.
Durante o encontro, o analista Ulisses Fagundes apresentou as telas do sistema e simulou o processo de preenchimento e homologação do PLAD, demonstrando as principais funcionalidades da plataforma em desenvolvimento. Os representantes dos institutos que compõem o Grupo de Trabalho elogiaram o sistema, destacando que a interface parece ser simples e intuitiva, características fundamentais para a boa aceitação pelos usuários.
O professor Esdras Viggiano enfatizou que "o sistema será testado pelo GT, para identificação de melhorias passíveis de implementação pelo DTI. Esse momento de testagem tem o intuito de que o sistema seja menos burocrático e exige menor tempo possível para preenchimento e que o PLAD e o RAD sejam utilizados como instrumento de desenvolvimento da UFTM."
O diretor do DTI, Alan Melo, destaca que “a participação de representantes de todas as unidades acadêmicas no processo de validação do sistema é estratégica para o sucesso da implementação. Esta abordagem colaborativa permite que a equipe do DTI receba feedback direto dos futuros usuários finais, possibilitando ajustes técnicos e de interface antes do lançamento oficial.”
A análise prévia realizada pelos docentes integrantes do GT, representantes dos que efetivamente utilizarão o sistema, garante que as necessidades específicas de cada instituto sejam consideradas, resultando em uma ferramenta mais adequada à realidade acadêmica da UFTM e com melhor usabilidade. Uma nova reunião está prevista para o início de outubro, quando será feito um balanço das sugestões e propostas de aprimoramento.
É importante destacar que o sistema será alimentado com as atividades utilizadas na avaliação da progressão e promoção, cuja resolução está sendo atualizada e, nos próximos meses, deverá ser avaliada pelo CONSU.
A implementação do sistema PLAD/RAD atende a exigências de transparência, com publicação dos Planos de Atividades Docentes e dos Relatórios de Atividades Docentes na página institucional da universidade, conforme determinação dos órgãos de controle.
Além do cumprimento das obrigações legais, o sistema representa um marco na modernização dos processos administrativos da UFTM, garantindo maior eficiência na gestão das atividades docentes, transparência institucional e facilidade no acompanhamento do desenvolvimento acadêmico.
Fonte: Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN)
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