Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Gestão

Programa PermaneSer destina-se ao acolhimento dos alunos e ao enfrentamento da evasão, retenção, promoção da permanência e sucesso da diplomação na UFTM

Publicado: Terça, 29 de Julho de 2025, 23h08

 

 

Neste mês de julho, o PermaneSer foi apresentado em audiência pública na universidade. O objetivo do programa é implementar ações coordenadas visando ao combate à evasão e à retenção e à promoção da permanência e sucesso na diplomação dos discentes.

São diretrizes do PermaneSer: levantamento de dados, diagnóstico e monitoramento da evasão; integração e intervenção institucional; integração acadêmica, social e cultural; e também o desenvolvimento profissional. Além disso, o PermaneSer integra as experiência e os trabalhos já desenvolvidos na UFTM sobre o problema da evasão e da retenção, ao mesmo tempo busca estabelecer novas ações para compreender e atuar pontualmente no acolhimento ao aluno e construção de uma identidade estudantil na UFTM. 

Por evasão, compreende-se o aluno que abandona o curso de graduação ou de pós-graduação, por motivos diversos. Por retenção, entende-se o aluno que não consegue concluir sua trajetória acadêmica no cronograma definido para a conclusão da graduação ou da pós-graduação.

O programa visa a construção de uma rede, por isso, para seu desenvolvimento, inclui pró-reitorias, institutos acadêmicos, coordenações de cursos e entidades estudantil.  O programa estabelece um cronograma de ações gerais e de ações específicas de cada uma das áreas envolvidas. Também possui uma coordenação institucional e contará com núcleos  ações formados por servidores técnicos em assuntos educacionais que, inseridos e cada uma das unidades acadêmicas,  se dedicarão à implementação do programa. 

Durante a audiência pública, a equipe de Técnicos em Assuntos Educacionais e Coordenação do PermaneSer apresentaram levantamento realizado durante o primeiro semestre de 2025 sobre a evasão e a retenção de alunos na universidade. O levantamento considerou números de 2023 e 2024. A título de exemplo, foi apresentado a quantidade de alunos matriculados nesse período e a quantidade que se formaram ou abandonaram os cursos. O trabalho visou tentar identificar as possíveis causas e quantidades de evasão na UFTM.

Para o desenvolvimento do programa PermaneSer, o Pró-Reitor de Planejamento, Luiz Fernando Rodrigues, enfatizou que a gestão fará destinação de recursos para a realização de ações previstas no programa. Sobre a importância em trabalhar a diminuição da evasão na universidade, Luiz Fernando destaca que “a quantidade de alunos matriculados e que concluem os cursos é o que determina a quantidade de recursos que são repassados pelo governo federal para a universidade”. Assim, é preponderante a necessidade em desenvolver um programa que se volte a compreender e estabelecer estratégias para que a UFTM tenha o menor número possível de evasão e de retenção.

A Reitora da UFTM, Marinalva Barbosa, frisa que há um grande trabalho para diminuir a evasão na UFTM. “Precisamos entender a dimensão do problema. A ideia do programa PermaneSer não é impor, mas é que a partir das demandas identifiquemos e possamos discernir quais estratégias devemos adotar”, enfatiza Marinalva ao ressaltar que o objetivo do PermaneSer é envolver todas as pró-reitorias, institutos acadêmicos e servidores técnicos administrativos representantes de vários setores da universidade.

Diante dos trabalhos a serem desenvolvidos pelo programa PermaneSer, além do enfrentamento ao problema da evasão e da retenção, vale destacar o desejo de criar, dentro da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (PROACE), o Setor de Inclusão, destinado ao acolhimento e ao atendimento das necessidades dos estudantes da UFTM.



registrado em:
Assunto(s): Gestão
Fim do conteúdo da página