Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Professor da UFTM recebe convite da Academia de Letras do Triângulo Mineiro

Publicado: Segunda, 28 de Julho de 2025, 20h18

Professor na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) desde 2013, Thiago Henrique Barnabé Correa também trilha um percurso no âmbito literário. Neste mês de julho, o professor e poeta foi convidado pela Academia de Letras do Triângulo Mineiro (ALTM) para compor o quadro de sócio correspondente. 

Tal categoria de sócio representa o primeiro passo para quem pretende concorrer ao cargo de acadêmico efetivo da ALTM. De acordo com o Estatuto da Academia de Letras do Triângulo Mineiro, poderão ser membros efetivos e sócios correspondentes pessoas que possuem livros publicados e reconhecido valor intelectual.

 

Fundada em 1962, atualmente a ALTM possui 40 membros acadêmicos, além de  sócios correspondentes e sócios beneméritos. A carta recebida por Thiago Barnabé informa que a outorga permite a participação e dá direito a voto, junto à Diretoria Executiva da Academia, em todas as reuniões sobre projetos relacionados aos interesses regionais.

No Programa de Pós-Graduação em Educação, no qual Thiago leciona, o grupo de pesquisa liderado por ele tem desenvolvido estudos que se apoiam na narrativa como método. O docente esclarece que é um movimento estético e estratégico "literaturizar a ciência", inspirado nos trabalhos da Profa. Nilda Alves, docente aposentada na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). "Faço uso da poética para orientar e sensibilizar meus alunos na seara da pesquisa em Educação”, destaca Thiago Barnabé.

Graduado em Química, o docente Thiago reconhece a poesia em sua trajetória como marcas do humano que é. “Gosto de apresentar um lado mais poético do Thiago: Corrêa para a universidade; Barnabé para o mundo das Letras. Isso demonstra que não somos só racionais, somos 'Pele e Palavra', como traz o título do meu último livro publicado. A poesia nos ajuda a contemplar e a suportar as dores da vida, tornando-a mais leve, farta e significativa", frisa Thiago sobre a presença da poesia em seu percurso acadêmico e literário. 

 

(Gustavo Ferreira)

registrado em:
Fim do conteúdo da página