Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
HOSPITAL DE CLÍNICAS - UFTM

Editais dos programas de iniciação Científica e Tecnológica (PIC/PIT) já estão publicados

Publicado: Quinta, 15 de Maio de 2025, 13h32
 
 
HC-UFTM oferece 10 vagas para o PIC e 7 vagas para o PIT
 
Foram lançados, nesta quarta-feira (14), os editais dos programas de iniciação Científica (PIC) e Tecnológica (PIT) ofertados pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Para a edição 2025/2026, são oferecidas 758 vagas para diferentes campos do conhecimento. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 13 de junho.
 
As vagas estão distribuídas em 446 para o PIC e 312 para o PIT. O total de oportunidades representa um aumento de quase 42% em relação a 2023, quando foram disponibilizadas 533 bolsas nos hospitais da Ebserh.
 
“Esperamos que esses processos de iniciação científica e tecnológica possam não apenas produzir os futuros pesquisadores e pós-graduandos, mas aqueles meninos e meninas, brasileiros e brasileiras, que vão ajudar a construir o futuro do nosso país. A Ebserh participa do complexo econômico e indústria da saúde. Nós podemos e vamos ajudar a reconstruir o país, e isso passa necessariamente pela ciência e pelo desenvolvimento científico e tecnológico”, afirmou o presidente da Ebserh, Arthur Chioro.
 
Os programas representam uma oportunidade para os estudantes de graduação de participarem de projetos de pesquisa com foco na área da saúde, contribuindo para o avanço do conhecimento e para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Para participar do PIC, os alunos devem desenvolver projetos de pesquisa científica nos hospitais da Rede Ebserh. Já no PIT, os estudantes devem ter projetos de desenvolvimento, aperfeiçoamento ou estudo de viabilização de produtos, protótipos, processos, serviços ou sistemas.
 
As bolsas, no valor de R$ 700 mensais, serão financiadas com recursos da estatal e o pagamento será efetuado pelo CNPq. O investimento total nos programas é de R$ 6,6 milhões. “As bolsas de iniciação científica e tecnológica vão colocar nos jovens uma semente que vai dar frutos se eles tiverem vocação para a ciência”, disse o presidente do CNPq, Ricardo Galvão. “Esses programas despertam talentos, fazem com que os estudantes sejam formados com base na metodologia científica”, acrescentou a presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Denise Carvalho.
 
O secretário-executivo Adjunto do Ministério da Educação, Gregório Grisa, representou o ministro Camilo Santana. Ele lembrou que essa é mais uma parceria com a Ebserh para fortalecer a formação de profissionais, como ocorreu com o lançamento do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica, o Enamed. “O Enamed, está sendo muito bem recebido pela sociedade para aprimorar a avaliação da formação médica brasileira, além de fortalecer o Enare [Exame Nacional de Residência]. Por isso, a relevância de todas as instituições aderirem ao Enare para termos um alcance qualitativo e quantitativo cada vez maior e garantir especialidade, residência e oportunidade para os estudantes, e serviços para a população”, afirmou.
 
A vigência das bolsas de ambos os editais é de 12 meses, com início das atividades em 1º de setembro. Para reafirmar o compromisso da Ebserh com a equidade, justiça social e valorização da diversidade, 50% das vagas são reservadas para ações afirmativas. A medida beneficia participantes com renda familiar bruta inferior a um salário-mínimo (RF), Pessoas Negras ou Pardas (PNP), Pessoas com Deficiência (PCD), Pessoas Indígenas (PI), Pessoas Quilombolas (PQ), e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escola pública.
 
Tanto o PIC quanto o PIC são iniciativas que oferecem oportunidades adicionais para os estudantes interessados em participar de projetos de pesquisa. Ou seja, não competem ou conflitam com os programas de Bolsas de Iniciação Científica (PBIC) e de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PBIT), que já são ofertados pelas universidades as quais os hospitais da Ebserh estão vinculados.
 
Para mais informações sobre os processos de inscrição, acesse os editais do PIC e PIT neste link. 
 
Rede Ebserh
 
O HC-UFTM faz parte da Rede Ebserh desde janeiro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
 
 
Fonte: Unidade de Comunicação Regional 19 - HC-UFTM/ HU-UFSCar

Publicado por: Tiago Saad Morlin (Discente do Curso de Letras - Português e Espanhol - e estagiário da Comunicação Social da UFTM).
Fim do conteúdo da página