Egressa da UFTM lança livro que explora as possibilidades educativas da capoeira e a corporeidade
A educação física estuda o ser humano em sua totalidade — um indivíduo complexo, cultural e relacional que se movimenta intencionalmente em direção ao mundo. Dentro dessa perspectiva, a corporeidade surge como um conceito fundamental para a formação e atuação dos profissionais da área.
Foi nesse contexto que Nubia Cassiano, mestra em Educação Física e autora do livro Homo Gingus – O Ser Capoeirista e as Possibilidades Educativas: Uma Análise à Luz da Corporeidade, inspirada por sua própria vivência na Capoeira, decidiu investigar os elementos educativos que permeiam essa prática. O objetivo da pesquisa foi identificar convergências entre os princípios e valores da Capoeira e aqueles defendidos na produção acadêmica sobre corporeidade.
O livro é baseado em um estudo de campo realizado no Centro Cultural de Capoeira Águia Branca, em Uberaba (MG), com a participação de vinte capoeiristas. Os participantes responderam às perguntas: o que é a Capoeira para você?; o que é corpo para você?; como você vivencia seu corpo na Capoeira?
Os resultados revelaram que a Capoeira transcende o aspecto físico e se insere na formação dos praticantes como um conjunto de valores aplicáveis à vida cotidiana. Entre os conceitos mais citados pelos entrevistados estão o corpo como agente de expressão, superação e liberdade; a importância da corporeidade na prática capoeirística e a Capoeira como uma ferramenta de educação e transformação.
A pesquisa reforça a necessidade de uma mudança de paradigma na área da Educação, propondo uma formação mais humana e humanizante. A autora argumenta que a aproximação entre universidade e conhecimento popular poderia enriquecer a experiência dos discentes, conectando o mundo acadêmico à realidade das pessoas beneficiadas pelas práticas educacionais.
A autora Núbia Cassiano destaca que "escrever essa obra foi um desafio e, ao mesmo tempo, um grande prazer. Ser uma ponte entre a sabedoria popular e o mundo acadêmico é um privilégio, e espero contribuir para essa interação de conhecimentos." Além de apresentar conclusões e reflexões, o livro incentiva os leitores a explorar o autoconhecimento, vivenciar a cultura e a Capoeira de forma plena.
A cerimônia de lançamento acontece no dia 9 de maio de 2025, às 19h, no Auditório Safira da UFTM, na Avenida Frei Paulino, 30.
Faça sua inscrição aqui.
Fonte: Núbia Nogueira Cassiano — Mestre Puma
Publicado por: Tiago Saad Morlin (Discente do Curso de Letras - Português e Espanhol - e estagiário da Comunicação Social da UFTM).
Redes Sociais