PDI

UFTM inicia elaboração do PDI 2025-2029

Publicado: Segunda, 10 de Junho de 2024, 16h59

Foi publicada a Portaria 212, de 5 de junho de 2024, que estabelece o processo metodológico de elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional da UFTM (PDI 2025-2029).

A reitora da UFTM, professora Marinalva Vieira Barbosa, salienta que “o PDI é o documento que materializa a missão da nossa universidade e o que planejamos para ela nos próximos anos. É necessário que toda a comunidade contribua ativamente para que ela se desenvolva, fortalecendo a formação de profissionais e a transformação social, e se coloque cada vez mais relevante para a região, com vistas a uma universidade pública inclusiva, de qualidade e de transformação do contexto social”.

O PDI apresenta informações importantes da Universidade, contempla o planejamento estratégico para um período de 5 (cinco) anos e descreve os caminhos que serão seguidos em busca de desenvolvimento, atuando como um importante instrumento de gestão.

“A elaboração do PDI 2025-2029, sob a coordenação da Pró-Reitoria de Planejamento, parte das contribuições das unidades e das grandes áreas, tramitando pelos Comitê de Governança, Riscos e Controles da UFTM (CGR) e pelo Conselho Social de Desenvolvimento (Condes), que conta com representantes da comunidade externa e interna. Em seguida, tramita pelos conselhos superiores com representação de toda a comunidade: Coens, Coppg, Coext e Consu”, esclarece o professor Luiz Fernando Rodrigues, Pró-Reitor de Planejamento.

Trata-se de um documento que norteia todas as ações da Universidade, partindo-se de uma situação atual em busca de uma situação almejada. Para tanto, é fundamental uma análise dos contextos interno e externo para que esteja devidamente alinhado à demanda social.

O Diretor de Planejamento Institucional, professor Esdras Viggiano, aponta que “o Plano de Desenvolvimento Institucional, além da concepção geral, consubstancia o Planejamento Estratégico em objetivos, metas e indicadores, permitindo monitoramento e avaliação periódicos, balizando comunidade, em especial a gestão, para realinhar ações de forma a atingir a concepção de universidade almejada.”

Ademais, o PDI é um requisito para a avaliação de cursos, avaliação institucional e nos processos de recredenciamento.

A Divisão de Organização e Governança (DIOG) criou um guia para auxiliar a participação da comunidade no processo de elaboração do PDI disponível em https://bit.ly/3yXzGko. Para melhor visualização, faça o download.

As sugestões podem ser realizadas acessando o https://forms.gle/meQsvDnJQMqpYELv7.

Acesse a página do PDI na UFTM e conheça mais.