paleontologia e geologia

Centro de Pesquisas Paleontológicas Llewellyn Ivor Price abre inscrições para o PROTEU 2024: Programa de Treinamento de Estudantes Universitários

Publicado: Segunda, 06 de Maio de 2024, 17h48

O Centro de Pesquisas Paleontológicas Llewellyn Ivor Price (CPPLIP/UFTM) e a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, informam que estão abertas as inscrições para o PROTEU 2024: Programa de Treinamento de Estudantes Universitários, onde os participantes terão a oportunidade de participar de escavações e de diversas atividades em paleontologia desenvolvidas no Complexo Cultural e Científico de Peirópolis.

O PROTEU, já em sua XIX versão no ano de 2024, vem atendendo a alunos de várias universidades do país. Tem como proposta ser um curso de imersão em paleontologia e geologia, focando os aspectos locais e possibilitando uma vivência prático-teórica do contexto onde se inserem as ações desenvolvidas prioritariamente em Peirópolis. Compreende atividades como aulas teóricas acerca de conceitos gerais de geologia e paleontologia, geologia regional, além de um curso condensado sobre o Centro Price nas suas diversas ações ao longo destes 32 anos. Como prática, participam das etapas de escavação e preparação dos fósseis, domínio da técnica de “screen washing”, leitura e discussão de bibliografia especializada, confecção de réplicas, oficina de paleoarte e atendimento aos visitantes no Museu dos Dinossauros.

Nesses últimos anos tem tido resultados surpreendentes, haja vista que diversos alunos de graduação que o cursaram hoje estão concluindo pós-graduação em paleontologia nos níveis de mestrado e doutorado, em renomadas universidades brasileiras.

Para esta edição foram disponibilizadas doze vagas (6 vagas para alunos da UFTM  e 6 vagas para alunos de outras instituições). Como será um curso intensivo, todos os alunos deverão ficar hospedados no alojamento do CCCP devendo ingressar na manhã de segunda do dia 22 e saírem ao final da sexta dia 26 de julho. Podem participar alunos de graduação dos cursos que possuam Paleontologia e Geologia na grade horária de todas as instituições do país.

As inscrições se iniciarão às 09:00h da manhã do dia 06 de maio e se estendem até o dia 14 de maio de 2024 por um formulário no seguinte endereço eletrônico:

forms.gle/EBHggqTHAN6YQ5RV8

Critérios para seleção do PROTEU - 2024:

Os candidatos deverão escrever uma carta de intenções e enviar para o email que consta no formulário de inscrição. As cartas serão examinadas por dois avaliadores, que julgarão os seguintes critérios:

1. Argumentação (3,5 pontos)

2. Clareza     (3,5 pontos)

3. Objetividade (3 pontos)

A nota final corresponderá à média das duas correções. Caso haja uma diferença grande entre as duas correções, será feita uma terceira correção para desempate. No caso de resultados finais iguais, o desempate será feito pelo Coeficiente de Rendimento (CR) dos alunos, conforme consta no histórico acadêmico. O resultado final será divulgado no dia 13 de junho.

É necessário que, ao receber o e-mail de convocação, o(a) candidato(a) confirme sua presença no evento até o dia 20 de junho, caso contrário, sua vaga será passada para o próximo candidato.

A chamada da lista de espera ocorrerá no dia 24 de junho, e é necessário confirmar presença até dia 1° de julho.

Os estudantes selecionados deverão trazer trajes próprios para atividades de campo, roupa de cama e banho e mantimentos para o preparo de almoço e jantar na cozinha do alojamento do CCCP.

O PROTEU 2024 será realizado de 22 a 26 de julho, das 8h às 18h em Peirópolis, totalizando 45h de atividades.

• Mais informações:
  • Instagram @proteu.uftm