Geoparque Uberaba na Universidade será dia 26 de abril

Publicado: Segunda, 22 de Abril de 2024, 09h14

O evento Geoparque Uberaba na Universidade, uma realização da Pró-reitoria de Extensão Universitária da UFTM, será realizado no dia 26 de abril de 2024, às 18 horas, no Auditório Rubi da UFTM, para docentes e discentes da Universidade. O objetivo é divulgar o Geoparque Uberaba junto à comunidade universitária e apresentar oportunidades para a realização de extensão universitária.

A necessidade de creditação curricular da extensão universitária fez com que a demanda por ações de extensão aumentasse junto à comunidade discente, diante disso entendeu-se que a ampliação dos horizontes de possibilidades para a realização de extensão igualmente deve ser observada. Agregado a isso, a cidade de Uberaba recebeu uma chancela concedida pela Unesco, tornando o território do município um Geoparque, o que relevantemente aumentou a atração para ações científica-pedagógica junto à comunidade local. O evento Geoparque Uberaba na Universidade visa explorar esse horizonte de possibilidade, apresentando a comunidade universitária, campos de pesquisa e extensão para ações a serem empreendidas.

A apresentação do Geoparque fica a cargo do professor Thiago Marinho, docente do departamento de Ciências Biológicas do ICENE e membro do Comitê Técnico-científico do Geoparque Uberaba. Compõe ainda a programação do evento a apresentação das principais regras para a creditação universitária, realizada pela Diretora de Extensão Universitária, professora Aline Dessupoio. Também haverá uma apresentação cultural do Terno de Congada: Moçambique Zumbi dos Palmares.