Aula especial

Alunos das turmas de Meio Ambiente e Sociedade discutem influência dos negros e povos originários em nossa sociedade e na Engenharia UFTM

Publicado: Quarta, 17 de Abril de 2024, 22h26

Na última segunda-feira, 15 de abril, os alunos das turmas de Meio Ambiente e Sociedade da UFTM participaram de uma aula especial no auditório Rubi do campus Univerdecidade.

O evento teve como tema "Contribuições negras e dos povos originários ao Brasil: leitura para re-sentir o Meio Ambiente" - “Kosi ewe, kosi ènìyàn”, que em Yorubá significa “sem folha, sem ser humano”. E objetivou discutir como os saberes desses grupos influenciam numa melhor relação de nossa sociedade e as Engenharias com o meio ambiente. A palestra foi ministrada pelo Prof. Dr. Ailton Aragão, do Departamento de Saúde Coletiva do ICS/ UFTM e líder do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Saúde e Sociedade (NUIPESS), e contou com a participação da palestrante convidada Yá Beatriz Alves Ferreira, do Centro Àáfin Osumaré, de Uberaba, MG.

O evento foi organizado pelos quatro docentes do Departamento de Engenharia Ambiental (DEAM) responsáveis pelas turmas: Ana Paula Milla dos Santos Senhuk, Carla Eloísa Diniz dos Santos, José Cláudio Viégas Campos e Patrícia Diniz Martins. A disciplina de Meio Ambiente e Sociedade é obrigatória na grade curricular dos cursos de Engenharia de Alimentos, Civil, Produção, Química, Mecânica e Elétrica do Instituto de Ciências Tecnológicas e Exatas (ICTE) da UFTM.

Além dos conteúdos ambientais previstos na ementa, a disciplina busca discutir os aspectos sociais e culturais brasileiros, relacionando-os com a questão ambiental e de cidadania. Durante a palestra, os alunos tiveram a oportunidade de ouvir informações e experiências/resultados de pesquisas realizadas pelo Prof. Ailton Aragão. Eles foram convidados a refletir sobre a importância de conhecer e reconhecer as raízes históricas do Brasil e como elas influenciam a sociedade brasileira atual.

"A intenção é que, a partir deste momento de reflexão, os futuros engenheiros da UFTM desempenhem suas funções com ética e sustentabilidade, vislumbrando o grande potencial de suas profissões como promotores do desenvolvimento social, e não apenas econômico, do país", destacou a Profa. Dra. Carla Eloísa.

Após a palestra, os professores responsáveis pelas turmas desenvolverão atividades avaliativas específicas com os alunos para aprofundar o aprendizado do conteúdo apresentado.

Fotos: Patrícia Diniz Martins (DEAM)