LECampo

LECampo realiza visita didática em sua aula inaugural do primeiro semestre de 2024

Publicado: Terça, 27 de Fevereiro de 2024, 13h44

No último sábado, 24 de fevereiro, o curso de Licenciatura em Educação do Campo iniciou o primeiro semestre de 2024 com a realização de sua aula inaugural em um formato diferenciado: uma visita didática ao Assentamento Nova Santo Inácio Ranchinho, em Campo Florido.

A visita contou com a participação de 54 estudantes do curso, bem como de 8 professores, os quais tiveram acesso a uma programação extensa e diversificada. A recepção dos estudantes se deu com um café da manhã coletivo no Centro Educacional da universidade, com posterior saída para o Assentamento. Lá foi realizada uma Mística de Abertura preparada pelos estudantes do curso, seguida de uma roda de conversa dos moradores sobre a história do assentamento, as dificuldades enfrentadas ao longo da história e na atualidade, além da situação escolar da comunidade. Após o almoço houve visita a algumas produções do assentamento como pitaya, cachaça e leite, além de ida até a represa onde foi estabelecido o acampamento inicial que deu origem ao Assentamento. Após um café da tarde, o grupo retornou a Uberaba.

Para a Coordenação do Curso, função atualmente exercida pela Profa. Tânia Halley e Prof. Daniel Ovigli, “as visitas e vivências como a realizada, assumem uma função central na formação de futuros educadores do campo, ao mesmo tempo em que fomentam a valorização de práticas e saberes do/no campo, além de estreitar os vínculos entre a universidade e a comunidade”.

O curso segue em atividades de tempo escola até final de março. Já entre os meses de abril a junho, serão realizadas visitas de tempo comunidade por alguns professores aos territórios dos discentes.

Como a LECampo/UFTM não para, foi publicado o edital de seleção para ingresso no curso no segundo semestre de 2024, maiores informações podem ser obtidas em https://www.uftm.edu.br/ultimas-noticias/5191-as-inscricoes-do-processo-seletivo-para-o-curso-de-licenciatura-em-educacao-do-campo-terao-inicio-em-15-de-marco.

Vem ser LECampo UFTM você também!