Internacionalização

Professora da UFTM participa de encontro internacional sobre pesquisa farmacogenética

Publicado: Quarta, 07 de Junho de 2023, 10h15

A professora Fernanda Rodrigues Soares, do Instituto de Ciências Biológicas e Naturais (ICBN) da UFTM, realizou missão de divulgação na Espanha, entre 23 de maio a 2 de junho de 2023, dos trabalhos da Rede Iberoamericana de Farmacogenética (RIBEF). A pesquisadora, que faz parte da Rede, desenvolve estudos dentro do seu grupo de pesquisa em Genética de Populações e Farmacogenética na UFTM.

Os trabalhos da RIBEF envolvem estudos de aplicação de medicina personalizada em populações da América Latina, levando em consideração suas origens étnicas. Por isso, nesses dias foram realizadas diversas reuniões entre representantes da Rede de outros países, como México, Equador, Peru e Espanha, de forma a firmar ainda mais a cooperação entre os grupos de pesquisa e alavancar a cooperação e visibilidade internacional da Universidade. “Temos integrado a Rede para fazer análise de ancestralidades moleculares. Com esses estudos puderam demonstrar que a ancestralidade é importante para que as diferenças étnicas sejam analisadas e que individualizemos o tratamento com mais segurança para essas populações”, afirmou Fernanda.

De acordo com o grupo de pesquisa da UFTM, em breve serão iniciados estudos de farmacogenética e medicina personalizada em pacientes cardiovasculares no HC-UFTM, liderados pela pesquisadora em parceria com o médico Rone Padilha, da Unidade Coronariana, a UFMG e a RIBEF.

Foto: Divulgação/UFTM