UFTM encerra VI Forcult já com participação em nova coordenação

Publicado: Terça, 06 de Junho de 2023, 15h28

A Universidade Federal do Triângulo Mineiro foi sede da sexta edição do Fórum de Gestão Cultural das Instituições de Ensino Superior da Região Sudeste - VI Forcult Sudeste. O evento, ocorrido entre 30 de maio e 2 de junho de 2023, foi uma ação conjunta das Instituições Públicas de Ensino Superior - IPES da região Sudeste e em preparação das discussões para o encontro nacional que acontecerá de 29 de agosto a 1º de setembro de 2023, no Teatro Universitário da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES.

Durante o evento realizado pela UFTM, em Uberaba MG, que teve como tema norteador “Vivências no Território”, aos participantes foi possibilitada a oportunidade de conhecer ferramentas e estratégias sobre questões culturais, dialogar, aprofundar conhecimentos por meio de mesas temáticas sobre a formação de diretrizes para a política artística e cultural de atuação da região sudeste, bem como vivenciar o território cultural da cidade na perspectiva de trabalhar cultura e extensão vinculada a educação patrimonial do território.

Entre as vivências, por exemplo, participantes tiveram a oportunidade de conhecer todo o processo milenar da fabricação de sinos, de forma artesanal, uma das únicas fábricas credenciadas pelo Vaticano e tem como sede em Uberaba.

O evento foi organizado pela Pró-Reitoria de Extensão Universitária - PROEXT, pelo Departamento de Desenvolvimento Cultural - DDCult e pelo Serviço de Mídia Extensão e Cultura - SeMEC da UFTM. Para o pró-reitor de Extensão Universitária, professor Fabrício Anibal Corradini, o VI Forcult Sudeste possibilitou aos participantes experiência única, que vão levar para o resto de suas vidas, principalmente as vivências interculturais no território.

Na assembleia realizada ao final do evento, foram levantados pontos a serem discutidos e debatidos no Fórum Nacional, que acontecerá em Vitória ES. Na oportunidade, foi definida a instituição que sediará o Forcult Sudeste em 2024, que será a Universidade Federal do ABC - UFABC.

E, para mandato de 2 anos, foi eleita a nova coordenação do Forcult Sudeste, que a partir do Fórum Nacional passará a ser comandada por Jonas Defonte Terra (IFF), Aparecida Rosário de Oliveira Silva (UFTM), e Giovana da Costa Romaro, da Unicamp, em substituição a Alexandre José Molina (UFU), Roberta Daiane Ribeiro (IFTM) e Niciane Estevão Castro (IFES), respectivamente.

Membros da atual e da futura coordenação do Forcult Sudeste

Mais fotos do evento, ACESSE AQUI