Biotério

UFTM inaugura biotério que utiliza peixes para pesquisa

Publicado: Quarta, 31 de Maio de 2023, 15h13

A UFTM inaugurou na manhã desta quarta-feira, 31 de maio,  às 9 horas, o Biotério ZebraFish UFTM, localizado na Praça Manoel Terra, 330, Centro de Uberaba. Sob gestão do Instituto de Ciências Biológicas e Naturais – ICBN, o biotério  estará disponível para todos os pesquisadores interessados no uso desse modelo, tanto para ensino, pesquisa e/ou extensão nas dependências da UFTM.

O zebrafish, peixe de água doce que mede por volta de cinco centímetros quando adulto, é utilizado como modelo complementar de experimentação, em substituição ao uso de roedores. O peixe tem alto nível de homologia (características que compartilham uma origem e têm a mesma função) genética e fisiológica com humanos (aproximadamente 70%).

Para o coordenador do Biotério, professor Matheus Felipe Marcon, vinculado ao Instituto de Ciências Biológicas e Naturais - ICBN, o local será muito importante para desenvolver pesquisas e formar novos recursos humanos. Ele apresenta toda estrutura necessária para realizar estudos com o modelo experimental zebrafish (peixe-zebra), por exemplo, testar novos candidatos a fármaco e testar a toxicidade de compostos químicos, possibilitando investigar seus efeitos antes de testar em seres humanos" destacou.

Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Carlo José Freire de Oliveira, a conquista é de extrema funcionalidade para a Instituição: “esses animais apresentam algumas vantagens em relação aos camundongos e ratos. Os embriões são transparentes durante os estágios iniciais da vida, o que facilita a visualização; alta taxa reprodutiva e desenvolvimento rápido; além disso, a manutenção desse animal em laboratório apresenta baixo custo”, explicou.

O objetivo é ofertar uma estrutura de qualidade e cientificamente definida de maneira que pesquisadores da UFTM possam usar o modelo para pesquisa em diferentes áreas do conhecimento.

Foto: Elioenai Amuy/UFTM

Assunto(s): Biotério , Zebrafish , UFTM