Revitalização

Inaugurações no âmbito do curso de Enfermagem ocorrerão nesta quarta-feira

Publicado: Terça, 30 de Maio de 2023, 14h42

Nesta quarta-feira, 31 de maio, solenidade de inauguração de espaços do curso de Enfermagem da UFTM ocorrerá na unidade da Praça Manoel Terra, às 9h.

O primeiro espaço que teve revitalização foi o Centro de Graduação em Enfermagem - CGE, que passou a contar com reforma de piso, pintura nova, instalação de divisórias e portas, toldo, reestruturação de parte elétrica, instalação de ares-condicionados, persianas, armários e mobília nova em geral, entre mesas e cadeiras. A reforma e as aquisições foram custeadas por projeto de incentivo à pesquisa, vinculado ao nome da professora Ana Lúcia de Assis Simões, no valor de R$50.000,00, e com recursos da Universidade.

A solicitação da reforma do Centro de Graduação em Enfermagem teve início em fevereiro de 2022, com início em maio de 2022 e conclusão em maio de 2023. O espaço é de uso exclusivo do curso de graduação em Enfermagem, atendendo docentes, discentes e técnicos administrativos.

O outro espaço que passou por reestruturação foi o Núcleo de Treinamento Integrado em Enfermagem - NUTI, que teve redimensionamento com mudança de sala de arquivo e adequação, uma vez que as aulas teóricas aconteciam dentro do laboratório, sendo implementada, agora, uma sala de apoio externa, para as aulas teóricas, ficando o espaço do laboratório somente para aulas práticas. Com recursos da Instituição, paredes foram pintadas e instalados ar-condicionado, armários, computador e móveis novos.

Com recursos de aproximadamente R$300.000,00, oriundos dos departamentos do curso de Enfermagem, DEAH E DEESC, e do Centro de Formação Profissional – CEFORES, ao qual o espaço também atende, agora o NUTI conta com novos bonecos, braços, troncos e fragmentos de corpo para prática simulada, biombos, balanças adulto e infantil, mesas de cabeceira e auxiliar do cuidado, camas elétricas e  materiais cirúrgicos de prática simulada.

O Núcleo de Treinamento Integrado em Enfermagem é um laboratório de uso multidisciplinar, utilizado pelos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Medicina, Residência Multiprofissional e CEFORES, atendendo docentes, discentes e comunidade em geral, contando ativamente com três servidoras técnicas de enfermagem. A adequação do Núcleo, solicitada em 2019, teve início em 2021, com duração de um ano e meio para finalização.

Para a professora Rejane Cussi Assunção Lemos, atual coordenadora do curso de Enfermagem, o ganho para a Instituição é relevante, já que representa um local dinâmico de trabalho, com aspecto harmônico e moderno, onde podem ser realizadas simulações realísticas, item que colabora essencialmente para a qualidade do ensino e para as avaliações de curso realizadas pelo MEC e Guia do Estudante. “Para os profissionais que o utilizam, é um espaço mais aprazível para trabalhar, com ambiente propício, envolvendo iluminação mais adequada, ambiente arejado, que facilita a convivência e recepção dos alunos, além de tornar o aprendizado mais próximo da realidade clínica”, destacou.

Fotos: Divulgação/UFTM