Exposição

Projeto de Terapia Ocupacional promove exposição de pinturas a partir deste sábado

Publicado: Sexta, 31 de Março de 2023, 07h49

Com o objetivo de abordar um diálogo aberto sobre cidadania cultural, acessibilidade e justiça social, a professora Heliana Castro Alves, do Departamento de Terapia Ocupacional da UFTM, idealizou o projeto Cultura para Todos: acessibilidade cultural no município de Uberaba/ MG, cuja culminância se dará neste sábado na Casa do Artesão com exposição de pinturas.

A exposição de quadros será da artista Daniella Néspoli, que traz a temática da cultura afro-brasileira para dentro da Casa do Artesão. A exposição multissensorial ocorrerá entre 1º e 9 de abril, exceto no feriado do dia 7, das 9h às 18h. No sábado, dia 1º, às 16h, ocorrerá uma inauguração da exposição e vernissage com a artista.

Durante todo este período, o espaço terá a presença de monitores, discentes de Terapia Ocupacional, para a apresentação das obras de maneira acessível. Haverá intérprete de libras no dia da inauguração, das 16h às 18h, e na quarta-feira, dia 5 de abril, das 9h às 12h.

Conforme os organizadores, a exposição integra algumas adaptações para o acolhimento de pessoas com deficiência visual e auditiva: acesso em audiodescrição das obras, intérprete de libras, releitura tátil, atmosfera sonora. Em especial, a artista traz elementos táteis que reconectam o público com a natureza, costurando memória e corpo em novas experiências estéticas e sensoriais. O tema escolhido também aborda “afro-acessibilidade”, oferecendo um espaço de valorização da identidade negra para toda a comunidade. Aqui, o espaço do quilombo, é entendido antes de tudo como um espaço de resistência e de transmissão da memória negra para o reconhecimento histórico dessa população que tanto contribui para a riqueza cultural e intelectual da nação brasileira.

O tema “quilombo” é parte do tema de pesquisa da artista, que é doutora em Serviço Social e assistente social no Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais – IELACHS/UFTM. A exposição realiza uma homenagem a Antônio Carlos, congadeiro de Uberaba, coroando a memória dessa manifestação afro-brasileira tão importante para o município.

Com informações do Serviço de Mídia em Extensão e Cultura – SeMec/PROEXT

Arte/imagem: Orgs. evento