Consulta à comunidade

Escolhida Chapa 2: divulgado resultado final da consulta à comunidade para sucessão na gestão da reitoria

Publicado: Sexta, 24 de Março de 2023, 08h44

A Comissão de Consulta à Comunidade Acadêmica da UFTM para escolha da gestão da reitoria 2023-2027 divulgou hoje o resultado final da consulta:

- Chapa 1: 29,66 %
- Chapa 2: 33,35 %
- Branco: 1,22 %

Professora Meire (esq.) e professora Marinalva

A Chapa 2, composta pelas professoras Marinalva Vieira Barbosa, docente do curso de Letras e coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação, e pela professora Meire Soares Ataíde, docente do curso de Medicina, da disciplina de Dermatologia e chefe do serviço de Dermatologia da UFTM, foi a escolhida com maior percentual de votos.

Para Marinalva, a vitória da Chapa 2, mediante votação paritária, é o resultado do encontro de diferentes segmentos da UFTM em torno de uma proposta. “A composição da chapa já demonstra tal articulação, uma vez que conseguimos trazer conosco docentes, discentes e técnicos de todas as áreas da UFTM. A defesa da necessidade de integração da Universidade está presente na composição da chapa e na realização da campanha – que, mesmo tendo sido realizada em um curto período, foi baseada no diálogo e no respeito à pluralidade de ideias”, destacou a professora Marinalva, escolhida na consulta para reitora da UFTM.

“Ouvimos a comunidade da UFTM com muito cuidado. No plano de trabalho, nas defesas das propostas, sempre tivemos como base essa vontade expressa de construção de um projeto comum, integrado e dialógico. Além disso, contamos com uma comissão eleitoral bastante atenta aos princípios democráticos. Isso, somado ao sistema de votação usado, fez com que o processo de consulta transcorresse dentro da normalidade democrática”, afirmou a professora Meire, escolhida como vice-reitora da UFTM.

“Agradecemos a todos os integrantes da comissão pelo trabalho realizado. Agradecemos também a todos os servidores docentes, técnicos e discentes participantes da consulta e, especialmente, aqueles que nos honraram com os seus votos. Cada voto que recebemos foi de fundamental importância para a consolidação da vitória da chapa 2. Aguardaremos os próximos passos desse processo, as reuniões do CONSU, para formação da lista tríplice e o efetivo envio desta ao Ministério da Educação”, concluiu Marinalva.

A confirmação do resultado final do PCCU e encaminhamento pela Comissão do relatório conclusivo à secretaria da Reitoria será no dia 28 de março. Após, haverá reunião do Conselho Universitário  (CONSU) para a formação da lista tríplice que será encaminhada para o Ministério da Educação (MEC) para a escolha do Presidente da República.

Para mais informações sobre a consulta, acesse a página da Comissão: https://www.uftm.edu.br/consulta2023

Fotos: Elioenai Amuy/UFTM